ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MULTIDISCIPLINARES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE BANCO DE DADOS EM CURSOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA
Resumo
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser humano e nas transformações sociais oriundas de sua constante evolução. Através disso o objetivo do estudo foi investigar, compreender e aplicar o uso do projeto de modelagem conceitual de Banco de Dados como ferramenta para melhorar a interpretação textual no ensino médio técnico na área de informática. O desenvolvimento das Atividades Didáticas, das ações de intervenção em sala de aula, e do processo metodológico estão norteadas e alicerçadas em princípios de design que seguem as características adotadas na pesquisa em EDR. Desde a definição do problema até a análise dos resultados, a pesquisa leva em consideração alguns elementos fundamentais tanto para a produção acadêmica, quanto para a concepção de um aprendizado fundamentado em bases teóricas aplicadas e validadas na prática educacional.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. 4. ed. Atualizada até abril de 2020. BRASIL., 2020.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.
GARCIA, A., DORSA, A., DE OLIVEIRA, E. Educação Profissional do Brasil: Origem e Trajetória. Revista Vozes dos Vales. UFVJM. 2018. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Edilene1502.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.
HEUSER, C. A. Projeto de Banco de Dados. 6. ed. Porto Alegre. Bookman. 2009.
IFFAR, Instituto Federal Farroupilha. Perfil do Egresso dos Cursos Técnicos Integrados e Concomitantes. 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sistema Nacional de Avaliação Básica – SAEB. 2018. Brasília: MEC, 2018.
MCKENNEY, S. E., REEVES, T. C. Conducting Educacional Design Research. Routledge. 2012.
MEC. Ministério da Educação. Rede Federal. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt- br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-profissional/rede- federal. Acesso em: 11 jan. 2022.
PACHECO, E. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Moderna, 2011.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SANTIAGO, D. G. Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente. Disponível em http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo .php?codArquivo=88 Acesso:set/2022.
SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F., SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Elsevier. 5. ed., 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).