PARTICIPAÇÃO DA MULHER NA POLÍTICA: TRAJETÓRIA DE FRANCIA MÁRQUEZ
Resumo
O artigo discorrido, buscou abordar a respeito do papel da mulher na política ao dar enfoque à vitória de Francia Márquez, na qual primeiro foi introduzido ao texto a história da participação da mulher nesse campo, onde sabe-se que a violência contra tal gênero permeia sem ao menos esconder os detalhes. Em seguida, enfatizando o voto feminino, visto que seria um tópico de suma importância para salientar o tema “política” e mulher na mesma pauta. Tendo em vista que o século 20, foi marcado por pautas importantes das quais resultaram na liberdade e no uso do termo para a mulher no cotidiano, a escolha do tema foi possível dado ao cenário de lutas e conquistas de Francia Márquez, na qual recentemente teve a honra de ocupar o cargo como vice-presidente da Colômbia, a primeira mulher a ocupar o cargo no país.
Referências
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Boitempo Editorial, 2019.
DAS, UM RETRATO. Democracia Inacabada. 2021
FRANCO, Anielle; LOURENÇO, Ana Carolina. A radical imaginação política das mulheres negras brasileiras. São Paulo: Oralituras, São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo. 2021
GONZALEZ, Lélia. Lélia Gonzalez: primavera para as rosas negras. São Paulo: UCPA Editora, 2018.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020.
RABAY, Glória de Lourdes Freire. Mulheres na Política e Autonomia. 2008. 273 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13702. Acesso em: 22 jun. 2022.
SILVA, Pâmela Iris Mello da. " Negras, nós" entre eleitas, candidatas e não-candidata na Região Sul do Brasil. 2020.
TOSI, Marcela. Voto Feminino:: a história do voto das mulheres. In: Politize. Florianópolis, 18 ago. 2016. Disponível em: https://www.politize.com.br/conquista-do-direito-ao-voto-feminino/. Acesso em: 26 jun. 2022.
TURKEWITZ, Julie. Madre adolescente. Empleada doméstica. Activista. ¿Vicepresidenta?. The New York Times, 2022. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).