TV DIGITAL EM ARAGUAÍNA-TO: PERCEPÇÕES SIMBÓLICAS SOBRE A NOVA TECNOLOGIA E A PROGRAMAÇÃO REGIONAL DA TV ANHANGUERA NOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

  • Plábio Marcos Martins Desidério UFT
  • Marcelo Trilha Muniz ITPAC

Resumo

A presente artigo é um estudo sobre a implantação da televisão digital em Araguaína, com o objetivo de compreender as produções de sentido presentes nos profissionais de comunicação da cidade sob essa nova tecnologia, com foco na programação jornalística, produzida localmente pela TV Anhanguera. A metodologia utilizada consiste no levantamento de material bibliográfico, em visitas a TV Anhanguera e entrevistas com profissionais de comunicação da cidade. Buscou-se, nesta pesquisa, entender as construções simbólicas dos sujeitos. Os resultados apontam que existem indícios de que a audiência subiu e de que a nova tecnologia influenciou a qualidade das produções, a cultura local e proporcionou benefícios comerciais para trabalhadores ligados a mídia e clientes, mas também demonstra que existe pouca reflexão sobre os impactos sociais da nova tecnologia.

Biografia do Autor

Plábio Marcos Martins Desidério, UFT
Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (2013). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2004). Professor da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da comunicação, mídia, televisão, telenovela, gênero, cultura popular, cultura urbana, mídias sociais.
Publicado
2018-07-19
Seção
Artigos