CORPOARTE E IDENTIDADES: UM ESTUDO SOBRE AS VISUALIDADES JUVENIS NAS ESCOLAS

  • Rosana Silva Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRRJ

Resumo

O objetivo da presente pesquisa consiste em investigar aspectos presentes nas apresentações corpóreas de alguns alunos de uma unidade do Colégio Pedro II. As investigações acerca do tema foram realizadas a partir do seguinte problema: as imagens que os estudantes formulam com suas configurações corpóreas podem ser encaradas como um tipo de criação artística? Almejo, desta forma, apontar outras possibilidades de apreensão de um corpo frequentemente entendido como uma realidade cerrada e íntima e sublinhar a sua condição aberta e dinâmica em função da sua mediação social, e assim problematizar estéticas difundidas pelas mídias. Proponho uma discussão acerca das imagens que os jovens figuram com seus corpos a fim de alinhavar outros contornos de nossas referências para o ensino e para nossa visão sobre o humano.

Palavras-chave: Cotidiano Escolar; Arte; Corpo; Identidades.

Biografia do Autor

Rosana Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UFRRJ

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Licenciatura Plena, especialização em Ensino da Arte pela Universidade Veiga de Almeida, mestrado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Artes Visuais no Colégio Maria Imaculada.

Publicado
2018-09-03
Seção
Artigos