A SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA E DA ESCOLA

Palavras-chave: Subjetividade. Laços Sociais. Família. Escola.

Resumo

Diante da realidade social atual brasileira, a discussão sobre a importância e o papel da família e da escola para a formação da subjetividade da pessoa faz-se necessária, já que essas entidades sociais podem proporcionar às crianças a constituição de laços sociais que favorecem a construção de sua subjetividade por meio de experiências vivenciadas nesses espaços ao longo da vida. O presente estudo tem como objetivo investigar o papel da família e da escola na formação da subjetividade da criança, para tanto busca-se conceituar os termos subjetividade e laços sociais e refletir sobre a importância da família e o papel da escola com relação ao estreitamento dos laços sociais e a formação da subjetividade da criança. A metodologia utilizada na elaboração deste estudo é de natureza bibliográfica com abordagem qualitativa. Como meio de busca optou-se pelos descritores: subjetividade, laços sociais, família e escola.

Biografia do Autor

Alessandra dos Santos Pereira, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda em Gestão, Educação e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Luziânia-GO, Brasil. Atualmente é professora da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasil. 

Ronaldo Rodrigues da Silva , Universidade Estadual de Goiás

Doutor em Educação - EDUCATION - Wisconsin International University United State of America (EUA), Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (Brasil). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Luziânia-GO (Brasil). 

Roseli Vieira Pires, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), Mestre em Administração pela Faculdade Cnecista de Varginha-MG, (Brasil). É professora da Universidade Estadual de Goiás no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET), Luziânia-GO, Brasil. 

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Publicado
2022-09-28