TOPONÍMIA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: SUGESTÕES DIDÁTICO-PEDAGOGICAS INTERDISCIPLINARES

Palavras-chave: Toponímia. Ensino. Língua Portuguesa.

Resumo

Este trabalho, em seu objetivo geral, fundamenta-se em promover discussões que circundam propriamente a Onomástica (especificamente da Toponímia) e o ensino de Língua Portuguesa, no que tange, principalmente, os aspectos etimológicos, semânticos e morfológicos, buscando fomentar, por intermédio dos conceitos e procedimentos da pesquisa toponímica, a intersecção entre léxico, história, cultura, e ensino. Trata-se, pois, de um estudo no nível lexical (onomástico-toponímico), histórico-cultural e pedagógico. Esta investigação pauta-se na seguinte questão norteadora: de que forma o estudo dos nomes de lugares do pode contribuir para a ampliação do leque de informações linguísticas, etimológicas, geo-históricas e socioculturais na prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa da Educação Básica? Os procedimentos metodológicos da pesquisa se fundamentarão nos princípios metodológicos da pesquisa bibliográfica, sendo a abordagem qualitativa adotada como tratamento heurístico apropriado para construir teórico-metodologicamente os sentidos que versam o presente estudo. O estudo permitiu visualizar, essencialmente, o estudo toponomástico como uma fonte extensa, como espaços vivos de história, cultura e identidade, já que os estudos dos nomes dos lugares exprimem uma efetiva apropriação do espaço pelos grupos culturais e, dessa maneira, é possível tomar conhecimento da cosmovisão de mundo de determinados povos e das muitas histórias envolvidas na escolha dos nomes.

Biografia do Autor

Rodrigo Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

 

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Publicado
2022-04-08