O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA LINGUA AKWẼ E PORTUGUÊS

Palavras-chave: Educação Indígena. Multiletramentos. Gamificação. Aplicativos Pedagógicos.

Resumo

Entre as mais de 270 línguas faladas que existem no território brasileiro, o autodenominado povo Akwẽ, são junto com todos os povos indígenas brasileiros, grandes contribuidores para a cultura brasileira. Entretanto a importância da linguística indígena para o desenvolvimento histórico do Brasil, é menosprezada por grande parte da população. Para além deste contexto as escolas indígenas sofreram com os desafios pedagógicos enfrentados durante a pandemia do COVID-19. Neste grande desafio o papel da educação e dos professores indígenas somados ao uso da tecnologia são determinantes para uma congruência saudável entre a tradição e a modernização da educação indígena. Este artigo busca convergir a cultura, a linguística do povo Akwẽ e o uso da tecnologia, associada as didáticas do multiletramento e da gamificação como ferramentas para a sobreposição de desafios enfrentados durante a pandemia.

Biografia do Autor

Arthur Prudente Junqueira, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferencia de Tecnologia para a Inovação – PROFNIT UFT e Mestre em Desenvolvimento Regional - PPGDR UFT. Atualmente é professor pesquisador em Gestão Pública do programa TOGraduado da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS e é Assessor Jurídico da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias do Estado do Tocantins.

Warley Gramacho da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é professor da Universidade Federal do Tocantins - UFT. 

Raquel Castilho Souza , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é professora da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado
2024-12-09