REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS E POTENCIALIDADES NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PARA AS AULAS NÃO PRESENCIAIS: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Aulas Não Presenciais. Desafios dos Alunos. Pandemia. Tecnologias de Informação e Comunicação. Técnico em Informática Integrado.

Resumo

Este trabalho buscou analisar e diagnosticar os desafios e potencialidades dos estudantes do último semestre do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no Câmpus Chapecó-SC, na utilização e manuseio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no período da Pandemia causada pelo Corona Virus Disease (COVID-19) em suas aulas não presenciais. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário para coleta das informações. Como principais resultados foi possível constatar que para a maioria dos alunos foi desafiador este período e evidencia-se as dificuldades enfrentadas para a adaptação de suas rotinas e as atividades das aulas não presenciais (ANPs). Com as complicações do momento, os alunos não conseguiram ter um planejamento e organização em relação ao tempo disponível para realização das atividades, se sentiram desmotivados na busca de meios e soluções para o seu ensino aprendizagem e na integração com colegas e professores.

Biografia do Autor

Rubia Dariele Germano Balconi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Pós-graduada em Teorias e Metodologias da Educação Básica e Profissional (IFSC). 

Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutoranda em Engenharia de Automação e Sistemas (UFSC). Mestre em Educação (UFFS).Graduada em Bacharel em Ciência da Computação (Unochapecó). Professora no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

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Publicado
2023-11-27