A SOCIOEDUCAÇÃO SOB AS LENTES DA INTERSECCIONALIDADE

Palavras-chave: Educação. Gênero. Raça. Classe.

Resumo

O presente ensaio foi elucubrado no âmbito das discussões tecidas no grupo de pesquisa Educação e Justiça Social. As trajetórias de vidas de professores/as que se tornaram pesquisadores/as nesse tema, suscitam olhares ancorados na luta pelos direitos humanos daquele/as que estão socialmente em condição de marginalizados/as. O caminho metodológico trilhou pelo processo de formação continuada de um grupo de pesquisa, valendo dos pressupostos da pesquisa-formação, a partir das narrativas da experiência. Apresentamos como as práticas sociais desencadeadas no espaço escolar interferem positiva e negativamente no percurso do/a adolescente que está em conflito com a lei, como a interseccionalidade se faz presente no contexto situado da socioeducação constituindo as opressões raciais, de gênero e de classe, que agem de forma conectada tanto nas instituições como nas estruturas sociais.

Biografia do Autor

Willian Lazaretti da Conceição, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-doutorando e doutor pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto no Instituto de Ciências da Educação na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social (Edujus/UFPA).

Rubia Fernanda Quinelatto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Servidora Federal na Pró-Reitoria Administrativa da UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos em Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana (GEPEFH/UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social (EDUJUS/UFPA).

Luciano Nascimento Corsino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutor em Educação na Unicamp. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social (EDUJUS/UFPA). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude (GEPEA/IFRS).

Marilia Rovaron, Universidade Paulista Júlio de Mesquita (UNESP)

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Coordenadora técnica de projetos no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social (EDUJUS/UFPA).

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Publicado
2022-01-28