A FUNÇÃO DO RÁDIO NA CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA TELENOVELA CHEIAS DE CHARME

  • Hanna Nolasco Farias Lima Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Telenovela, Rádio, Música, Narrativa

Resumo

Pretende-se, no presente artigo, apresentar alguns dos procedimentos analíticos que foram desenvolvidos em dissertação da autora sobre o projeto musical da telenovela Cheias de Charme (Globo, 2012). Mais especificamente, será apresentada aqui uma verificação da função do rádio na construção narrativa desta telenovela, exemplificada a partir de análise do seu uso no primeiro capítulo da trama. Esta análise será apoiada pela perspectiva teórico-metodológica de Genette (1995), das aproximações de sua obra realizadas por Gaudreault e Jost (2009), associadas às propostas de Chion (2009) em relação à análise do som no audiovisual. Este percurso analítico se justifica pois o rádio, através de funções como a transição espacial e temporal, a narração e a disseminação e reforço das canções de trabalho dos protagonistas cantores, foi um elemento relevante para a construção narrativa e musical desta telenovela.

Biografia do Autor

Hanna Nolasco Farias Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e mestre do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. 

Referências

ALTMAN, R. The American Film Musical. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
AUMONT, J., MARIE, M. A análise do filme. Lisboa: Texto & Grafia, 2004.
CHION, M. Film: a sound art. New York: Columbia University Press, 2009.
FILHO, D. O circo eletrônico: fazendo TV no Brasil. 2ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
GAUDREAULT, A.; JOST, F. A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.
GENETTE, G. Discurso da Narrativa. 3 ed. Lisboa: Vega, 1995.
GRANT, B. The Hollywood Film Musical. West Sussex: Wiley-Blackwell, 2012.
HAMBURGER, E. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
MEMÓRIA GLOBO. Disponível em: .
PALLOTTINI, R. Dramaturgia de televisão. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
RIGHINI, R. A trilha sonora da telenovela brasileira: da criação à finalização. São Paulo: Paulinas, 2004.
Publicado
2020-12-22