A EDUCAÇÃO INFANTIL E A PANDEMIA DA COVID19: ENTRE O COTIDIANO DE UMA PRÉ-ESCOLA E AS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES

Palavras-chave: Pandemia. Tecnologias Digitais. Educação Infantil. Famílias.

Resumo

Este artigo objetiva analisar as experiências com as atividades de cunho educativo em contexto emergencial na Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19, sob o olhar da escola e de famílias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com estudo de campo, desenvolvida a partir de ações educacionais num CMEI da cidade de Mandaguari, estado do Paraná. O estudo justifica-se pelas grandes mudanças na organização da Educação Infantil no período de suspensão de atividades presenciais e a organização da escola, professoras e famílias diante das atividades contingenciais. A cultura, a sociedade e as mudanças no processo de escolarização, com o uso de tecnologias digitais para atividades escolares emergenciais foram analisadas a partir de Certeau (1994), Benito (2017) e Anjos (2015; 2021), entre outros. A pandemia provocou mudanças na forma de organizar a educação, especialmente, no período em que o afastamento social foi necessário, como medida para conter a propagação do vírus. A educação infantil rapidamente se organizou para que as crianças recebessem atividades e a escola mantivesse vínculo com as famílias. Os resultados mostram que o uso das TDIC e os materiais impressos foram importantes para manter o contato com as famílias e criar ações inclusivas.

Biografia do Autor

Claudia Sena Lioti, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Graduação em Letras pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael).  Graduação em Pedagogia Instituto Superior de Educação do Paraná (INSEP). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Mandaguari - Paraná.

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação. Pedagoga. Docente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Ensino Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Líder do Grupo Pesquisa Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (Nucathe). 

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Entrevistas

FAMÍLIA 1. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 29 de maio de 2020.

FAMÍLIA 3. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 29 de maio de 2020.

FAMÍLIA 4. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 30 de maio de 2020.

FAMÍLIA 5. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 31 de maio de 2020.

FAMÍLIA 10. Entrevista concedida para a pesquisadora. Formulário Google Drive, em 03 de junho de 2020.

Publicado
2022-03-03