EDUCAÇÃO E MISSÃO EM ESPAÇOS DA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOMINICANAS DE MONTEILS

Palavras-chave: Amazônia. Educação dominicana-anastasiana. História da educação. Missão.

Resumo

A Amazônia tem se tornado um lugar comum. São distintos os modos de se olhar para esta região. Este artigo lança olhares sobre alguns fragmentos da História da Educação na Amazônia. De cunho bibliográfico e documental, o corpus deste trabalho é pautado nos fundamentos teórico-metodológicos da História Cultural. Objetiva-se apresentar a trajetória, a presença e a atuação da missão dominicana-anastasiana, a partir de suas instituições escolares, nos espaços da Amazônia, nos estados do Tocantins e do Pará, especificamente, nas cidades de Porto Nacional (TO), Conceição do Araguaia (PA), Marabá (PA) e Belém (PA). Nestas cidades, a Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils instituiu colégios no período de 1902 a 1952. A educação dominicana-anastasiana, nesta região da Amazônia, foi responsável por lançar luzes sobre as desafiadoras realidades em que se inseriu, inspirou a formação de inúmeras gerações e marcou época.

Biografia do Autor

César Evangelista Fernandes Bressanin, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela PUC-GO. Mestre em História (PUC-GO). Técnico em Assuntos Educacionais da UFT.

Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GO

Professora Adjunta/PUC-GOIÁS-PPGE/EFPH. Doutora em História Cultural/UNB. Mestre em Educação/UNICAMP-FE.

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Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos