EDUCAÇÃO E MISSÃO EM ESPAÇOS DA AMAZÔNIA: EXPERIÊNCIAS DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOMINICANAS DE MONTEILS
Resumo
A Amazônia tem se tornado um lugar comum. São distintos os modos de se olhar para esta região. Este artigo lança olhares sobre alguns fragmentos da História da Educação na Amazônia. De cunho bibliográfico e documental, o corpus deste trabalho é pautado nos fundamentos teórico-metodológicos da História Cultural. Objetiva-se apresentar a trajetória, a presença e a atuação da missão dominicana-anastasiana, a partir de suas instituições escolares, nos espaços da Amazônia, nos estados do Tocantins e do Pará, especificamente, nas cidades de Porto Nacional (TO), Conceição do Araguaia (PA), Marabá (PA) e Belém (PA). Nestas cidades, a Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils instituiu colégios no período de 1902 a 1952. A educação dominicana-anastasiana, nesta região da Amazônia, foi responsável por lançar luzes sobre as desafiadoras realidades em que se inseriu, inspirou a formação de inúmeras gerações e marcou época.
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