INTOLERÂNCIA RACIAL E DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA EM ESPAÇO ESCOLAR NA ILHA DE MOSQUEIRO, BELÉM-PA

Palavras-chave: Umbanda. Preconceito Religioso. Escola.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa realizada numa Escola Pública, em Mosqueiro, em Belém-PA, cujo objetivo foi identificar os conflitos, frutos das relações de poder – preconceito, discriminação e intolerância religiosa – que atingem os estudantes adeptos da Umbanda. Para isso, foram utilizados questionários e grupo focal para conhecer os sujeitos e suas vivências relacionadas aos reflexos sociais de sua religiosidade. Assim, a partir dos resultados, é fato que a escola precisa voltar o olhar para esses conflitos a fim de garantir o respeito à pluralidade religiosa, no ambiente escolar, considerando que este, também, é seu papel na construção de uma sociedade democrática.

Biografia do Autor

Denise de Souza Simões Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Sociologia na Universidade Federal do Ceará. Professora Titular de Sociologia da Universidade do Estado do Pará. É membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire do CCSE/UEPA, e professora associada da ANPED e a SBHE. Lidera o grupo de pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia do CCSE/UEPA.

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 nov. 2018.

DICIONARIO ACADÊMICO DE LATIM-PORTUGUES / PORT-LAT. Porto: Porto Editora, 1963.

EMMERICK, Rulian. As relações Igreja/Estado no Direito Constitucional Brasileiro. Um esboço para pensar o lugar das religiões no espaço público na contemporaneidade. Revista Latinoamericana-Sexualidad, Salud y Sociedad, Rio de Janeiro, n. 5, p.144-172, 2010.

GIUMBELLI, Emerson. Símbolos religiosos em controvérsias. São Paulo: Terceiro Nome, 2014.

MARIANO, Ricardo. Secularização do Estado, liberdades e pluralismo religioso, 2002. Disponível em: http://www.naya.org.ar/congresso2002/ponencias/ricardo_mariano.htm. Acesso em: 7 ago. 2005.

MIRANDA, Ana Paula Mendes. Motivo presumido: sentimento, identidade religiosa e estigmatização escolar no Rio de Janeiro. Dilemas-Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Rio de Janeiro, n. 1, p. 139-164, 2015. Edição Especial.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. p.74-117.

SILVA, Anaíza Vergolino e. Tambor das flores: uma análise da federação espírita umbandista e dos cultos afro-brasileiros do Pará (1965-1975). Belém: Paka-Tatu, 2015.

Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos