CINEMA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DE BRASILIDADE NO FILME RIO

Palavras-chave: Cinema. Ensino. Línguas Estrangeiras Modernas. Brasilidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as representações do povo brasileiro na animação Rio (2011), dirigida por Carlos Saldanha, a partir das discussões desse conceito levadas a cabo por diferentes linhas teóricas (LUSTOSA, 2013; WITOSLAWSKI, 2005). A partir dessa análise, propomos algumas possibilidades de uso desse tipo de discussão como material em aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE), sobretudo pensando em questões como a reprodução, propagada pela mídia nacional e internacional, de estereótipos que se referem ao imaginário sobre a identidade brasileira pelos alunos desses cursos, ou seja, os possíveis interessados em conhecer a cultura brasileira para fins ou turísticos, ou acadêmicos, ou, não incomum, profissionais.

Biografia do Autor

Diogo Simão , Universidade Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura em Letras - Português e Mestre em Letras (Linguística), ambos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Letras (Linguística), também pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estuda, atualmente, história e filosofia da linguística, com interesse na história e na teoria de Carlos Franchi.

Júlio Cezar Marques da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Letras – Estudos Linguísticos, pela mesma instituição.

Referências

ANDRADE E SILVA, M. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. Pandaemonium, São Paulo, v. 20, n.31, julho-ago.2017, p.1-29

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. São Paulo, editora Unicamp e Edusp, 2013.

CALIL, Ricardo. "Rio" contrapõe Zé Carioca e Zé Pequeno. 2011. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/cinema/rio-contrapoe-ze-carioca-e-ze-pequeno/n1300035507500.html

CUGIK, Lutiane Schramm; HAUSMANN, Elisa Probst; IGNACZUK, Odete. Filme como proposta de ensino e aprendizagem: O uso do cinema em aulas de língua estrangeira. Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação. V.9, n. 3, p. 333-347, set./dez. 2015

DINIZ, L. Entre discursos mercadológicos e nacionalistas: apontamentos para o ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas. Entremeios: revista de estudos do discurso. v.10, jan.- jun./2015

DINIZ, L. Política linguística do Estado brasileiro para a divulgação do português em países de língua oficial espanhola. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(51.2): 435-458, jul./dez. 2012

FELIPELLI, Christian. Analisando as cores da animação "RIO". São Paulo, junho de 2011. Disponível em: https://comitedecores.files.wordpress.com/2013/03/filme-rio-christian-felipelli.pdf

LEITCH, Will. Review: ‘Rio’. 2011. Disponível em: https://www.yahoo.com/entertainment/blogs/the-projector/review-rio-071907407.html

LUSTOSA, Solange de Carvalho. Brasilidade no cinema nacional: problematizando os processos de identidade. 511 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

OLIVEIRA, Isabela Veiga; BERARDO, Rosa. O Brasil no cinema de animação estrangeiro. In. MONTEIRO, R. H. e ROCHA, C. (orgs.). Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia-Go: UFG, FaV, 2012. Disponível em: https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/up/778/o/2012-72_O_Brasil_no_cinema_de_animacao.pdf

PERES, Louise. A volta do malandro. 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/consumo/ze-carioca-quadrinhos-70-anos/

PUIG, Claudia. Visually stunning 'Rio' will make your baby smile. 2011. Disponível em: https://usatoday30.usatoday.com/life/movies/reviews/2011-04-15-rioreview15_ST_N.htm

ROCHA, Anderson Alves da. O Brasil de desenho: uma análise de personagens brasileiros nas animações de Hollywood. 172 f., il. Dissertação (estrado em Ciências Sociais) — Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2014.

SALUDOS Amigos. Walt Disney. Norman Ferguson. Estados Unidos: Walt Disney Productions, RKO Radio Pictures, 1942. 42 minutos. DVD, som, color, legendado.

SALDANHA, Carlos. Rio. Estados Unidos: 20th Century Fox, Blue Sky Studios, 2011. 96 minutos. DVD, som, color, legendado.

SIJLL, Jennifer van. Cinematic Storytelling: The 100 most powerful film conventions every filmmaker must know. California: Michael Wiese Productions, 2005.

SILVA, Antônio. Ensino de português língua estrangeira (PLE) por meio de filme: considerações sobre o Portfólio Europeu Para Línguas (CEFLS). Revista Littera, v. 1, nº 1, jan – jul 2010.

TOBIAS, Scott. 'Rio': A Chaotic Carnival, And Largely For The Birds. 2011. Disponível em: https://www.npr.org/2011/04/15/135316937/rio-a-chaotic-carnival-and-largely-for-the-birds

VILLAÇA, Pablo. Rio. 2011. Disponível em: https://cinemaemcena.com.br/critica/filme/6067/rio

WITOSLAWSKI, Henrique. Representações de brasilidade: o corpo como símbolo para o modernismo e para o varguismo (1920-1945). Revista Temas & Matizes. N.7, 2005/1.

Publicado
2020-05-22