PESQUISA COM CRIANÇAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE ENTREVISTAS COM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES EM MANAUS-AM

Palavras-chave: Educação Infantil. Protagonismo Infantil. Pesquisa com crianças.

Resumo

É indiscutível que as crianças são agentes sociais e donas de um protagonismo ímpar nas relações humanas. Com base nesse pressuposto, estudos e práticas que defendem a pesquisa com crianças de pouca idade vêm crescendo, no Brasil, desafiando os pesquisadores em Educação a novas reflexões. O presente manuscrito tem por objetivo fazer apontamentos referentes à pesquisa com crianças, destacando as suas especificidades a partir de uma investigação de base qualitativa que teve a observação participativa e a entrevista com crianças de quatro anos de idade em uma pré-escola pública da cidade de Manaus-AM, mediada pela utilização de um boneco criado com base em atividades com a turma, como alguns de seus procedimentos. Os resultados da investigação realizada, analisados sob a luz do referencial histórico-cultural, contribuem para se pensar sobre a necessidade de dar voz às crianças e de perceber a sua perspectiva a respeito dos fenômenos educativos que as envolvem. Conclui-se que o universo infantil é plural e que as especificidades das crianças de pouca idade e as condições concretas de vida e de educação sob as quais vivem suas infâncias devem ser consideradas no processo de construção do conhecimento acerca das mesmas.  

Biografia do Autor

Ilaine Inês Both, Universidade Federal do Amazonas

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Doutora em Educação.

Michelle de Freitas Bissoli, Universidade Federal do Amazonas

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Atua no Programa de pós-Graduação em Educação.

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM).

Doutor em Educação.

Referências

AUTOR (2016)
BAKHTIN, Mikhail. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BARROS, Flávia Cristina Oliveira Murbach de. Práticas pedagógicas na educação infantil: a construção do sentido da escola para as crianças. 2014. 166f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Sílvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 35-51.

CAMPOS, Maria Malta; COELHO, Rita de Cássia; CRUZ, Sílvia Helena Vieira. Consulta sobre qualidade da educação infantil: relatório técnico final. São Paulo: FCC/DPE, 2006.

COHN, C. Antropologia da Criança. São Paulo: Jorge Zahar, 2005.

COUTINHO, Ângela Scalabrini. Consentimento e assentimento. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. p. 63-66.

CRUZ, Sílvia Helena Vieira. Apresentação. In:_____ (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 11-31.

CRUZ, Sílvia Helena Vieira. Prefácio. Ouvir crianças: uma tarefa complexa e necessária. In: SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Ouvindo crianças na escola: abordagens e desafios metodológicos para a psicologia. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 11-19.

CRUZ, Sílvia Helena Vieira. Questões éticas na pesquisa com crianças, adolescentes ou pessoas em situação de diminuição de capacidade de decisão. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. p. 47-52.

CUNHA, Beatriz Belluzzo Brando; GOMES, Renata Fernanda Fernandes. Cultura Infantil e Psicologia: contribuições da abordagem etnográfica para a pesquisa com crianças. In: SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Ouvindo Crianças na escola: abordagens qualitativas e desafios metodológicos para a psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 51-72.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Diferentes infâncias, diferentes questões para a pesquisa. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 11-26.

ELKONIN, Daniil B. Problemas psicológicos do jogo na idade pré-escolar. In: DAVÍDOV, Vasili, SHUARE, Marta (Orgs.). La Psicologia Evolutiva y Pedagógica em la URSS. Moscou: Editorial Progresso: 1987. p. 83-103.

GANDINI, Lella; GOLDHABER, Jeanne. Duas reflexões sobre a documentação. In: GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 150-169.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

GOBBI, Márcia Aparecida. Num click: meninos e meninas nas fotografias. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da Infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 129-157.

JAMES, Allison. Dando voz às vozes das crianças: práticas e problemas, armadilhas e potenciais. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 21, n. 40, p. 219-248, set./dez., 2019.

KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.116, p. 41-49, jul., 2002.

KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra. Vulnerabilidade e ética na pesquisa em educação. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPED, 2019. p. 72-76.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.
LEONTIEV, Alexis N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKII, Lev. S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2014. p. 119-142.
MARTINS FILHO, Altino José. Jeitos de ser criança: balanço de uma década de pesquisas com crianças apresentadas na ANPED. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 81-106.
MELLO, Suely Amaral. Linguagem, consciência e alienação: o óbvio como obstáculo ao desenvolvimento da consciência crítica. Marília: Unesp-Marília-Publicações, 2000.
MORAES, Aline Janell de Andrade Barroso. A atividade pedagógica do professor e o processo de apropriação da linguagem escrita pela criança pré-escolar: um estudo a partir da abordagem histórico-cultural. 2015. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
NOGUEIRA, Arlene Araújo. Interações e desenvolvimento da linguagem oral em crianças da creche: uma abordagem Histórico-Cultural. 2016. 295f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição; FURLANETTO; Ecleide Cunico; CONTI, LLuciane de; CHAVES, Iduina Edite Mont’ Alverne. Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 85-104, jan./abr., 2014.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

REIS, M. Ela ficava fazendo cerimônia!!! Entrevistando jovens, falando da infância... In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas,SP: Autores Associados, 2002. p. 113-130.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Pesquisa Educacional: da consciência epistemológica ao compromisso ético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 900-916, jul./set., 2019.

SILVA, Juliana Pereira da; BARBOSA, Silvia Neli Falcão; KRAMER, Sonia. Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças. In: CRUZ, Sílvia Helena Vieira (Org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008. p. 79-101.

SILVEIRA, Débora de Barros. Falas e imagens: a escola de educação infantil na perspectiva das crianças. 2005. 175f. Tese (Doutorado em Educação) - UFSCAR, São Carlos, 2005.

SPINELLI, Carolina Shimomura. As metodologias de pesquisa com crianças na escola: o “ouvir” como uma tendência. 2012, 335f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2012.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de. A psicologia ouvindo crianças na escola: abordagens qualitativas e desafios metodológicos. In: SOUZA, Marilene Proença Rebello de (Org.). Ouvindo crianças na escola: abordagens e desafios metodológicos para a psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais. Rio de Janeiro, UFRJ, n. 8, abr. 2008.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia; organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
Publicado
2021-02-24