DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DISCENTE: IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO

Palavras-chave: Currículo. Curso de Pedagogia. Autonomia Docente.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma revisão de literatura referente ao incentivo à autonomia e ao protagonismo do discente, a partir do currículo. Para tal, realizamos um estudo qualitativo, considerando as orientações de Laurence Bardin, desde as primeiras leituras até a análise e inferência dos resultados da pesquisa. Dentre os principais resultados destacamos sobre o currículo: Possui marcas multirreferenciais que acentuam o seu caráter dinâmico e interativo; Precisa levar em consideração as características dos indivíduos, concedendo o protagonismo destes no respectivo desenvolvimento formativo; e, por fim, entendemos que o currículo que leva à autonomia precisa pautar-se no diálogo e na formação do pensamento crítico. Dessa maneira, indicamos como considerações finais que os estudos curriculares se recobrem de certa complexidade no contexto contemporâneo, e carecem de ser abordados e considerados no núcleo das ciências da educação e das ciências sociais.

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Docente e Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade La Salle. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

José Lucas Marques Duarte, Universidade La Salle

Pós-graduado em Orientação Educacional na Faculdade FAVENI. Formado em Psicologia pela Universidade La Salle. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Mestra em Educação e formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade La Salle. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

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Publicado
2020-05-22