EDITORIAL

  • Maria Helena Cariaga Universidade Federal do Tocantins
  • Vanda Micheli Burginski Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O Dossiê Temático “Política Social e regressões sociais no Brasil: dilemas e desafios” recebeu diversas contribuições e se orientou para artigos relacionados à análise sobre o Estado no cenário contemporâneo, a retirada de direitos sociais, as restrições das políticas sociais e das liberdades democráticas. Proporcionando a publicação de artigos que abordem o cenário atual que se descortina marcado por uma forte ameaça às condições de vida da classe trabalhadora, das mulheres, da população LGBTI, negra e quilombola, dos povos indígenas, em sua luta pela afirmação de direitos civis, políticos e sociais e sua garantia por meio do poder público. Nesses tempos de profundas regressões sociais, os dilemas e desafios postos à classe trabalhadora se avolumam diante das políticas impostas pelo avanço do fundamentalismo religioso, do ultraneoliberalismo e do neofascismo. Essas configurações politicas e econômicas com ações que atacam cotidianamente a vida dos/as trabalhadores/as vem solapando as conquistas arrancadas no Brasil desde a Constituição Federal de 1988.

Biografia do Autor

Maria Helena Cariaga , Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Doutora também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Experiência profissional na coordenação de programas, projetos e pesquisas sociais. Com ênfase na implementação, execução e avaliação de políticas publicas, na área da politica de assistência social, politica de saúde e demais politicas destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade social. Pesquisadora e Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Vanda Micheli Burginski , Universidade Federal do Tocantins

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB/2016), mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/2007) e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/2004). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lecionando na graduação e no mestrado em Serviço Social. Coordenadora da Especialização em Serviço Social e Política Social 2016-2019. Coordenadora Pedagógica do Curso de Serviço Social/Pronera. Pesquisadora na área da Política Social com ênfase na formação profissional em Serviço Social, Estado, América Latina, capitalismo dependente, políticas sociais em suas interfaces com as questões de gênero e feminismos. 

 

 

Referências

.
Publicado
2019-12-03