TERRITORIALIDADES DO MISTÉRIO: A MÍSTICA NO ACAMPAMENTO PEDAGÓGICO DA JUVENTUDE OZIEL ALVES PEREIRA – MST

  • Hiran Possas UNIFESSPA
  • Jerônimo da Silva e Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Palavras-chave: Mística. Território. Educação do Campo.

Resumo

Nesse escrito, as reflexões são advindas da participação docente dos autores no curso de Educação do Campo - Campus Marabá da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará -  delimitadas às experiências da pesquisa de campo e registros fotográficos com jovens do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST. Desse universo de trocas simbólicas, as anotações e os diálogos estão circunscritos aos processos de realização de místicas entre os dias 10 e 17 de abril de 2019, no contexto do 14º Acampamento Pedagógico da Juventude Oziel Alves Pereira, entre Marabá e Eldorado do Carajás. Em perspectiva interdisciplinar, o artigo reflete como as memórias dos enfrentamentos do MST no passado retroalimentam a leitura dos acampados sobre o presente nos relatos e nos registros fotográficos da mística, desvelando que as imagens elaboradas de si e de suas alteridades são evocadas a partir do território místico onde se rememora os mártires. Reitera-se, por fim, que as experiências emergentes na mística, para além do processo ritual, anunciam ferramentas críticas para compreender o atual cenário político brasileiro.

Biografia do Autor

Hiran Possas, UNIFESSPA

Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) desenvolvendo pesquisas sobre experimentações artísticas marginais; (Bolsista CAPES modalidade II). Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (Universidade da Amazônia/PA), ao decantar e analisar temáticas advindas de narrativas orais das ilhas do município de Ananindeua/PA. Especialista em Teoria Literária (UFPA). Licenciado pleno em Letras (UFPA). Integrante do grupo de pesquisa; Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem. - PUC/SP; e líder do GEIA/CNPQ/UNIFESSPA (Grupo de Estudos Interculturais das Amazônias). Realiza pesquisas cujas temáticas tratam de: poéticas orais; estudos culturais; memórias e imaginários; estudos semióticos; pós-colonialismo; teorias da comunicação e Artes; marginais; Atualmente, professor da Faculdade de Educação do Campo e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará).

Jerônimo da Silva e Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Licenciado Pleno e Bacharel em História (UFPA, 2001), Especialista em História Social da Amazônia (UFPA, 2007), Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA, 2011), Doutor em Antropologia (PPGA/UFPA, 2014), Pós-doutorado (2016-2018) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Atua nos temas: Encantaria Amazônica (Rezadeiras, Parteiras, Pajés, Mães e Pais de Santo, Exorcistas), Narrativas Orais, Cristianismos, Cosmologias Africanas e Indígenas - Afroindígenas. Dedica-se nos últimos tempos também ao estudo de Memórias no âmbito da Educação do Campo, Campesinato e Movimentos Sociais na Amazônia Oriental. Professor Adjunto na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Lotado no Instituto de Ciências Humanas - Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO). Na condição de Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/UNIFESSPA) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST/UNIFESSPA) tem discutido Interdisciplinaridade, Epistemologia, Antropologia Filosófica e Interculturalidade. Em regime de colaboração ingressou no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Escolar Indígena (UEPA/UNIFESSPA/UFPA/UFOPA). Exerce liderança compartilhada no Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais na Amazônia (GECA/CNPq/UFPA) e é líder do Grupo de Pesquisa LEBARA - Conversações Epistemológicas. Está em função administrativa: Coordenador Geral do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (NUADE/UNIFESSPA).

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Publicado
2019-10-28