COMPETIÇÕES NO SENAI SP: UMA EXPERIÊNCIA PARA INCLUSÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Marília Macorin de Azevedo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Helena Gemignani Peterossi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Ivanete Bellucci Pires de Almeida Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Senira Anie Ferraz Fernandez Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Anderson Barcelos Rocha Braga Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Palavras-chave: Educação profissional. Olimpíada do conhecimento. Avaliação institucional. Inclusão profissional.

Resumo

As competições de educação profissional são instrumentos utilizados por algumas instituições de Educação Profissional a fim de avaliar o nível de excelência de sua formação profissional, o que facilita, por vezes, a inclusão dos seus alunos no mercado de trabalho. São avaliadas as competências de alunos por intermédio de provas práticas as quais simulam situações reais de trabalho, seguindo parâmetros técnicos previamente estabelecidos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza periodicamente a Olimpíada do Conhecimento, um torneio que reúne estudantes dos cursos técnicos e de formação profissional. Este artigo tem por objetivo apresentar as experiências relatadas por ex-alunos do SENAI São Paulo, com relação às suas participações nas competições de Educação Profissional. A metodologia usada foi uma pesquisa com enfoque qualitativo e o método de pesquisa utilizado foi bibliográfico, documental e uma pesquisa de campo com alunos competidores. Os resultados obtidos na aplicação da pesquisa sugerem que as competições proporcionam o desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimentos sobre sua profissão, além de representar uma experiência única na vida de cada participante.

Biografia do Autor

Marília Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI), Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Helena Gemignani Peterossi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual de Campinas, Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Ivanete Bellucci Pires de Almeida, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Ensino, Avaliação e Formação de Professores pela UNICAMP, Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Senira Anie Ferraz Fernandez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Anderson Barcelos Rocha Braga, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação da Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Referências

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Publicado
2019-07-18