COMPETIÇÕES NO SENAI SP: UMA EXPERIÊNCIA PARA INCLUSÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
As competições de educação profissional são instrumentos utilizados por algumas instituições de Educação Profissional a fim de avaliar o nível de excelência de sua formação profissional, o que facilita, por vezes, a inclusão dos seus alunos no mercado de trabalho. São avaliadas as competências de alunos por intermédio de provas práticas as quais simulam situações reais de trabalho, seguindo parâmetros técnicos previamente estabelecidos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza periodicamente a Olimpíada do Conhecimento, um torneio que reúne estudantes dos cursos técnicos e de formação profissional. Este artigo tem por objetivo apresentar as experiências relatadas por ex-alunos do SENAI São Paulo, com relação às suas participações nas competições de Educação Profissional. A metodologia usada foi uma pesquisa com enfoque qualitativo e o método de pesquisa utilizado foi bibliográfico, documental e uma pesquisa de campo com alunos competidores. Os resultados obtidos na aplicação da pesquisa sugerem que as competições proporcionam o desenvolvimento de habilidades técnicas e conhecimentos sobre sua profissão, além de representar uma experiência única na vida de cada participante.
Referências
DIAS SOBRINHO, J. Avalição e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do Provão ao SINAES. 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/aval/v15n1/v15n1a11.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2016.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2014.
LIMA, L. C. A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. 2015. Disponível em:
MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Rio Grande do Sul: Artmed, 1999.
PETEROSSI, H.G. A formação dos formadores: pressupostos e reflexões sore a formação de professores para o ensino técnico a partir de uma perspectiva de pedagogia em ato. 234 f. Tese (Doutorado em Educação na Área de Concentração em Metodologia de Ensino). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
__________. Subsídios ao estudo da educação profissional e tecnológica. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
WEINBERG, P.D. Educação profissional: rompendo certezas, correndo barreiras. Rio de Janeiro: Boletim Técnico do SENAC, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).