AS DESIGUALDADES SOCIOECÔNOMICAS E A PROPAGAÇÃO DA VIOLÊNCIA URBANA

  • Veridiana Santana Souza Universidade Estadual do Tocantins
  • Maria Helena Alves dos Santos Universidade Estadual do Tocantins
  • Kyldes Batista Vicente Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Desigualdades Sociais. Violência. Família.

Resumo

O trabalho a seguir apresenta uma análise referente às desigualdades socioeconômicas e a propagação da violência urbana, sendo este um fenômeno notável e recorrente não só na sociedade brasileira, mas presente em outros países, acima de tudo nos menos desenvolvidos. Alguns fatores notáveis da existência de tal fato é o elevado número da miserabilidade inserida na sociedade, levando famílias à marginalização, decorrente de fatores como a desvalorização da força de trabalho, baixos salários, o analfabetismo, a fome, o desemprego, dentre outros fatores que nos levam a refletir e observar a que ponto a sociedade atual chegou e a nos preocupar com o futuro do nosso país. A importância de discutir o tema aqui exposto dá-se pela gravidade das sequelas deixadas pelas desigualdades sociais, raciais e econômicas levando assim a uma reflexão sobre a violência fruto deste fenômeno, buscando assim o resgate da valorização e dignidade humana.

Biografia do Autor

Veridiana Santana Souza, Universidade Estadual do Tocantins

Pós-graduanda em Educação, sociedade e violência pela Unitins.

Maria Helena Alves dos Santos, Universidade Estadual do Tocantins

Pós-graduanda em Educação, sociedade e violência pela Unitins.

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-Doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop; é editora da Revista Humanidades & Inovação, da Revista Extensão e da Revista Multidebates. Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Referências

ACOSTA, Ana Rojas. (Org.). Família Redes, Laços e Políticas Públicas 6ª edição.

BALANDIER, Georges. A desordem: Elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

BEZERRA, Juliana. Violência Urbana. Disponível em: Acesso em 15.fev.2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Diretrizes Nacional de Educação em Direitos Humanos. In: HOLANDA CAMILO, Cristiane de. Democracia, cidadania e Empoderamento em Educação em Direitos Humanos. In: V SEMINÁRIO PENSAR DIREITOS HUMANOS- Direitos Humanos e Democracia em três Atos: Do Golpe Militar às Diretas já à Criminalização dos movimentos Sociais, 2014, Goiânia. Anais de V SEMINÁRIO PENSAR DIREITOS HUMANOS-Direitos Humanos e Democracia em três Atos: Do Golpe Militar às Diretas Já á Criminalização dos Movimentos Sociais, 2014.

CARDIA, Nancy Ph. D in Psicologia Social, SCHIFFER, Suely professora FAU/USP EM 2002). Disponível em: >Acesso em 11.fev.2019.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Art. 227. Disponível em: Acesso em 15.fev.2019.

CRUZ, Francisco Viana.; ARAUJO, Adriano Firmino. Análise da Criminalidade em Palmas-TO: Uma Abordagem Econométrica da Violência Urbana. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/4794 > Acesso em 02. Fev. 2019.

EYNG, Ana Maria.; GISI, Maria Lourdes.; ENS, Romilda Teodora. Violência nas escolas e representações sociais. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/.../3082> Acesso em 02.fev.2019.

FALSARELLA. Ana Maria. Estudo sobre a cultura da escola: Formas, tradições, comunidade, clima, participação, poder”. Disponível em: < www.scielo.br/pdf/es/v39n144/1678-4626-es-es0101-73302018182991.pdf> Acesso em 15.fev.2019.

GOMES, Vanessa S. A desigualdade socioeconômica no brasil. >https://saberesrebeldes.wordpress.com/2015/01/10/a-desigualdade-socioeconomica-no-brasil/.


JESUS, Andréa Cristina Santos de.; AZEVÊDO, Judivanda Kênia Fernandes de.; SILVA, Lidiane Gislayne da. A participação da família na política social brasileira: construindo um campo de debates. V Jornada internacional de políticas públicas.

LEITE, Gisele. Violência- na- escola. Disponível em: < https://professoragiseleleite.jusbrasil.com.br/artigos/111850216/violencia-na-escola
> Acesso em 15.fev.2019.

LÓPEZ, Maria Milagros. “Notre peur de tous les jours: L’imaginaire de l’insecurité et la militarisation de la vie quotidienne à Porto Rico”. Disponível em: Acesso em 15.fev.2019.

MAFFESOLI, Michel. Lógica da dominação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

________. A violência totalitária, ensaio de antropologia política. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

________. A sombra de Dionísio, contribuição a uma sociologia da orgia. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

________. A dinâmica da violência. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1987.



MAGRI, Cledir Assisio. Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos em diálogo com Paulo Freire: Discussões sobre Igualdade, Diferença, Empoderamento, Cidadania e Democracia. Disponível em: > Acesso em 15.fev.2019.

MONTE, Jessica. Violência Urbana e suas Formas de Prevenção. Disponível em: Acesso em 15.fev.2019.

NOGUEIRA, Cláudio Marques.; NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições. Disponível em: Acesso em 08.fev.2019.

OLIVEIRA, Aloídes Souza. Famílias: Um desafio para os assistentes sociais. Disponível em: . Acesso em 15.fev.2019.

OLIVEIRA, Pedro Paulo de. O Processo "Barbarizador": Reflexões Sobre A Desigualdade e a Violência Urbanas No Brasil.
Disponível em: Acesso em 15.fev.2019.

SANDRI, J. S. Alienação Parental: O uso dos filhos como instrumento de vingança entre os pais. Editora Juruá. Curitiba, 2013.

SANTOS, Bianca Cristina dos. As principais contribuições de Pierre Bourdieu para a educação. Disponível em: Acesso em 02.fev.2019.

Zygmunt, Bauman. Comunidade: A busca por Segurança no mundo atual. Disponível em: Acesso em 15.fev.2019.
Publicado
2019-06-19