CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA A EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

  • Jorgiane Cunha Leal Martins Conselho Regional de Odontologia do Tocantins
  • Ilda Neta Silva de Almeida ITOP
Palavras-chave: Neurociência Cognitiva. Educação. Ensino Superior. Aprendizagem.

Resumo

O entendimento da Neurociência Cognitiva é fundamental para que sejam empregados melhores métodos didáticos para a construção do conhecimento. Nesta perspectiva este artigo objetivou entender como a Neurociência Cognitiva pode contribuir com a Educação para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi feito uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados científicas de artigos que traziam a temática desta pesquisa. Como resultados percebeu-se que a Neurociência Cognitiva tem se mostrado uma forte aliada na formação de propostas pedagógicas com metodologias ativas e didáticas que contemplem todos os tipos de aprendizagem e linguagem simbólicas. Concluiu-se se que, a compreensão do funcionamento do cérebro contribui positivamente para a Educação no sentido de aprimorar métodos educacionais para aprendizagem.

Biografia do Autor

Jorgiane Cunha Leal Martins , Conselho Regional de Odontologia do Tocantins

Graduada em Odontologia pela ITPAC, Porto Nacional-TO (2013). Especialista em docência do Ensino Superior pela ITOP, Palmas-TO (2019). Servidora pública efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas-TO. Interesse Profissional na Docência no Ensino Superior.

Ilda Neta Silva de Almeida, ITOP

Pedagoga (2016), especialista em Docência Universitária (2008), Sociologia da Educação (2009), Docência da Educação Infantil e anos iniciais (2018-2019), professora de Pedagogia da Faculdade ITOP e pós-graduação Lato Senso (2010-atual), Professora substituta UFT (2018), Mestrado UFT (2017-2019).

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Publicado
2019-07-18