FORMAÇÃO DOCENTE: O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL INDEPENDENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Formação docente. Saberes docentes. Tecnologia educacional. Práxis pedagógica.

Resumo

A formação docente vem sendo discutida em âmbitos escolares, acadêmicos e políticos, ­visando inicialmente, apresentar as dificuldades do profissional em educação no exercer de sua prática docente. Além de estabelecer propostas cujo objetivo é de amenizar as dificuldades pontuadas, sejam elas: gestão na sala de aula, domínio de conteúdo e não uso de recursos didáticos pedagógicos em sala de aula, etc. Tais ações, ainda são poucas, pois dependem de uma política de mobilização do poder público e do reconhecimento por parte dos profissionais em educação. Desse modo, o presente texto tem como proposta discutir quais são os elementos estruturantes do uso de tecnologias educacionais independentes que contribuem na práxis pedagógica dos professores da educação básica. Para análise nos referenciamos nos estudos de Tardif (2000), Thiagarajan e Pasigna (1988) dentre outros.

Biografia do Autor

Leandro Gomes da Silva , Universidade Estadual do Tocantins

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário UnirG (2015). Exerceu cargo de Assessor Educacional da Pró-Reitoria de Graduação e Extensão da Universidade de Gurupi - UNIRG. Foi presidente da Comissão Permanente da Central de Matrículas da mesma Instituição. Foi aluno especial do Programa de Mestrado Profissional em Educação/UFT. Atualmente exerce o cargo de Assessor Pedagógico da Diretoria de Ensino da Pro-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins. E é membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (Riec) da Universidade Federal do Tocantins-UFT.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Estágio Pós-Doutoral/Uepa. Doutor em Educação/UFBA, Mestre em Educação Brasileira/UFG, Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT. Membro do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais em Educação (Fompe). Docente do PPGE/UFT. Pesquisador do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UFT, Uepa, UFRN. (Procad/2018). Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Pesquisador da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides). Membro do Comitê Técnico-Científico da UFT. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE/UFT. É avaliador ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista de Educação da Unemat. Consultor ad-hoc da UFFS - Campus de Realeza. É consultor-parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril para os cursos de Pedagogia. Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. Tem experiência na gestão superior e como avaliador externo de ações, programas e projetos educacionais. Líder de grupo de pesquisa Nepece na área de Currículo da plataforma Lattes/CNPq. Sua atuação tem ênfase em Currículo, Docência e Formação de Professoras, atuando nos temas: Teoria do Currículo; Currículo da Educação Infantil; Currículo do Ensino Fundamental; Currículo e intersecções: diversidade sexual e de gênero; Currículo na interzona das tecnologias ciberculturais. 

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Publicado
2019-07-05