EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Lucenildo Elias da Silva UFMT
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Educação Matemática. Formação Continuada. Resolução de Problemas.

Resumo

Atualmente é possível perceber a grande preocupação acerca da qualidade da educação principalmente na educação básica. Essas preocupações advêm de severas transformações ocorridas no país a partir das décadas de 1970, início do século XXI até os dias atuais, demarcadas especialmente pela Base Nacional Comum Curricular. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma breve discussão a partir de questões curriculares sob uma nova forma de organização e intencionalidade da legislação educacional via BNCC, o que consequentemente impacta no desenvolvimento dos processos de formação inicial e continuada. É nesse bojo que trazemos um recorte de uma discussão realizada no II Fórum das Licenciaturas promovido pela UFMT/CUA, no qual discutimos a Educação Matemática e sua aproximação com a BNCC, apontando alguns desafios que permeiam essa aproximação, seja na formação, seja no ensino ou no currículo, destacando pontos que envolvem tanto a escola quanto a academia.

Biografia do Autor

Lucenildo Elias da Silva, UFMT

Mestre em Educação pela UFMT/PPGE/IE, Professor de Matemática da Rede Estadual de Educação do estado de Mato Grosso e Professor Formador do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação de Mato Grosso (CEFAPRO).

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Publicado
2019-05-24