PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM SALAS INCLUSIVAS NO CARIRI CEARENSE
Resumo
No decorrer dos últimos tempos, a comunidade surda vem se mobilizando em todo o território nacional na luta pela defesa de uma educação equitativa de qualidade para as crianças surdas. Nesse prisma, a Educação Inclusiva vem passando por mudanças e transformações no que se refere à permanência do aluno surdo na escola. Pensando nesse aluno surdo que se faz presente em um ambiente escolar de ouvintes, objetivamos, nessa pesquisa, analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos do Ensino Fundamental Anos Finais em salas inclusivas na rede pública de ensino localizadas em Juazeiro do Norte – CE. Diante desse contexto, nos deparamos com uma lacuna existente em relação a materiais reducionistas, conteúdos educacionais desenvolvidos, capacitação de professores e métodos pedagógicos visuais para o surdo. Para nos fundamentar nesta pesquisa, nos respaldamos em autores como Campelo (2007), Skliar (1999), Lacerda (2011), Perlim e Strobel (2008), dentre outros. Quanto à metodologia, seguimos uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa exploratória com base em autores como Gil (2002) e Mazucato (2018), a partir de instrumentos específicos de análise descritiva como uma entrevista aplicada junto aos participantes. Para a geração de dados, faremos uma entrevista aberta com quatro professores que trabalham na rede pública de ensino no atendimento aos alunos surdos. Nesse sentido, a análise nos fará refletir sobre a educação do surdo em escolas públicas em turmas inclusivas, na preparação de materiais didáticos, além de contribuir para a formação continuada de professores, pedagogos e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um e-book em Libras, voltado para os professores ouvintes, com o propósito de preconizar a comunicação professor-aluno em sala de aula.
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