MOVIMENTOS SOCIAIS E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: ESTRATÉGIAS DE INCIDÊNCIA LEGISLATIVA

  • Jéssica Painkow Rosa Cavalcante Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Thiago Alves Fernandes Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
  • Leonardo Matheus Barnabé Batista Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)
Palavras-chave: Movimentos sociais. Produção legislativa. Direitos humanos. Participação política. Quilombolas.

Resumo

O presente artigo integra a primeira etapa do projeto de pesquisa institucionalizado na UNITINS intitulado “A participação de movimentos sociais na produção de leis: análise dos influxos sociais e jurídicos entre direito e política com um recorte nos direitos quilombolas no Tocantins”. Com base em abordagem qualitativa e interdisciplinar, o trabalho investiga as estratégias de atuação dos movimentos sociais no processo legislativo, enfocando sua incidência na formulação de normas jurídicas voltadas à promoção de direitos humanos. Partindo do reconhecimento de que a arena legislativa é um espaço de disputa e mediação de interesses, o artigo analisa como os movimentos articulam demandas, constroem alianças e tensionam os limites da representação política tradicional. O estudo adota como referência a literatura contemporânea sobre movimentos sociais e produção legislativa e insere-se no campo de pesquisas que problematizam o papel da sociedade civil na democratização do direito. Embora o recorte empírico esteja voltado à atuação em contextos estaduais, o texto enfatiza os elementos estruturais dessa participação, com ênfase nas estratégias de mobilização política e jurídica como formas de resistência e proposição. Ao abordar a atuação dos movimentos sociais como protagonistas na ampliação dos marcos legais, este trabalho contribui para o debate sobre a efetividade dos direitos humanos no campo legislativo e sobre os limites e potencialidades da participação social institucionalizada.

Biografia do Autor

Jéssica Painkow Rosa Cavalcante, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutora em Direito Público (UNISINOS); Mestra em Direitos Humanos (UFG); Bacharela em Direito (PUC Goiás) e licenciada em Ciências Sociais (IBRA); Especialista em Direito Agrário e Agronegócio (FACAB) e em Direito Civil e Processo Civil (UCAM); Professora no curso de Direito (UNITINS – Câmpus Dianópolis). Advogada. 

Thiago Alves Fernandes, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduando em Direito (UNITINS). Graduado em Ciências Contábeis (UNITINS). Contador. Chefe de Gabinete do Prefeito Municipal de Abreulândia - TO.

Leonardo Matheus Barnabé Batista, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando em Ciências do Ambiente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Direito Agrário pela UFG. Pós-graduado (lato sensu) em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC Minas. Pós-graduado (lato sensu) em Direito Civil e Processo Civil pela UNICATOLICA. Bacharel em Direito pela UNICATOLICA, Licenciado em Ciências Sociais (IBRA) e graduando no curso de Filosofia na UBEC. Advogado inscrito na OAB/TO. Professor efetivo da Universidade Estadual do Tocantins, no curso de direito e Professor no curso de Direito na Faculdade de Palmas (FAPAL).

Referências

AGROECOLOGIA.ORG.BR. Movimentos sociais promovem diálogo com instituições públicas para fortalecer a agroecologia no Tocantins. 2025. Disponível em: https://agroecologia.org.br/2025/01/29/movimentos-sociais-promovem-dialogo-com-instituicoes-publicas-para-fortalecer-a-agroecologia-no-tocantins/. Acesso em: 21 abr. 2025.
CAVALCANTE, Jéssica Painkow Rosa. Identidade, memória e propriedade quilombola [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora Fi, 2021.
CAVALCANTE, Jéssica Painkow Rosa. Comunidades Tradicionais e direitos de posse e propriedade: uma visão crítica. 2023a. Tese (Doutorado em Direito Público) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Programa de Pós-Graduação em Direito.
CAVALCANTE, Jéssica Painkow Rosa. Quilombola communities and land overlapping: challenges in Brazil. São Paulo: Editora Dialética, 2023b.
COEQTO. Movimentos sociais se mobilizam para construção de uma proposta da Política Estadual de Agroecologia do Tocantins. 2024. Disponível em: https://coeqto.com.br/movimentos-sociais-se-mobilizam-para-construcao-de-uma-proposta-da-politica-estadual-de-agroecologia-do-tocantins/. Acesso em: 21 abr. 2025.
DAGNINO, Evelina. Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. 7. ed. Salvador: EDUFBA, 2008.
FRASER, Nancy. Reenquadrando a justiça: reconhecimento e redistribuição na era do neoliberalismo. Lua Nova, São Paulo, n. 77, 2009, p. 11–39.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Org. Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
JORNAL OPÇÃO. Pressionado, Governo do Tocantins cancela concessão do Parque Estadual do Jalapão. 2021. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/pressionado-governo-do-tocantins-cancela-concessao-do-parque-estadual-do-jalapao-366104/. Acesso em: 21 abr. 2025.
MST. Movimentos sociais do Tocantins convocam audiência sobre regularização fundiária. 2024. Disponível em: https://mst.org.br/2024/06/05/movimentos-sociais-do-tocantins-convocam-audiencia-sobre-regularizacao-fundiaria/. Acesso em: 21 abr. 2025.
MST. Movimentos sociais, sindicais, pastorais e estudantis denunciam despejo de comunidade no Tocantins. 2021. Disponível em: https://mst.org.br/2021/05/18/movimentos-sociais-sindicais-pastorais-e-estudantis-denunciam-despejo-de-comunidade-no-tocantins/. Acesso em: 21 abr. 2025.
PSOL NA CÂMARA. Pressão dos movimentos faz governo do Tocantins recuar na privatização do Jalapão. 2021. Disponível em: https://psolnacamara.org.br/pressao-dos-movimentos-faz-governo-do-tocantins-recuar-na-privatizacao-do-jalapao/. Acesso em: 21 abr. 2025.
RODRIGUEZ, José Rodrigo. Direito das Lutas: democracia, diversidade, multinormatividade. São Paulo: LiberArs, 2019.
RODRIGUEZ, José Rodrigo. Como Viver Junto? Escritos para uma Filosofia do Direito. Rio de Janeiro: Sankoré, 2024.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O direito dos oprimidos. Coimbra: Edições Almedina, 2015.
SILVA, Maria José Antunes da. Direito à moradia e a atuação dos movimentos sociais urbanos: a experiência do Fórum Estadual de Lutas por Terra, Trabalho e Cidadania do Tocantins. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/bitstream/tede/2214/1/Maria%20Jose%20Antunes%20da%20Silva.pdf. Acesso em: 21 abr. 2025.
TILLY, Charles. From Interactions to Outcomes in Social Movementes. In: TILLY, Charles et al. (Org.). How social movements matter. Minnesota: University of Minnesota Press, 1999.
ZORZAL, Rodrigo de Souza. Considerações para uma agenda de pesquisa sobre a atuação dos movimentos sociais na produção legislativa. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 541–576, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/52167. Acesso em: 20 abr. 2025.
Publicado
2025-06-30