PORFÍRIO É SOMBRA QUE RESISTE: O ETHOS DA TESTEMUNHA EM “O LEITOR DO LIVRO DO APOCALIPSE”, DE PEDRO TIERRA
Resumo
Este trabalho analisa o conto “O leitor do livro do Apocalipse”, da antologia Pesadelo, de Pedro Tierra (2019), e busca explorar a memória como meio de presentificar a ausência do outro. O relato ficcional ativa afetos e envolve o corpo resistente que busca e enuncia, mesmo sob adversidades e diante do tempo, que tende a enfraquecer convicções. A análise baseia-se em categorias da semiótica discursiva, como a figurativização, e nas reflexões de Fontanille (2016) sobre o corpo. O protagonista remete ao líder camponês José Porfírio, desaparecido em 1973 após ser preso pela ditadura brasileira, em 1972. Apesar do autor declarar o conto como ficcional, revela inspiração em Porfírio, que resistia à tortura repetindo passagens do livro sagrado. Em tempos de desafios à democracia brasileira, as pesquisas do Grupo de Estudos dos Sentidos do Tocantins (GESTO) destacam o corpo como espaço de resistência e memória, alinhando o fazer científico a implicações políticas.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários escritos. Rio de Janeiro, RJ: Ouro sobre Azul, 2017.
DIAS, Ana Crelia P. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Cerrados. Revista da Pós-graduação em Literatura. Universidade de Brasília. v.17, n.42, 2016. p.210-228.
EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Tradução Denise Bottman. Porto Alegre, RS: L&PM, 2021.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
FONTANILLE, Jacques. Corpo e sentido. Tradução Fernanda Massi e Adail Sobral. Londrina: EDUEL, 2016.
GREIMAS, Algirdas Julian; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Tradução Tradução Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.
SILVA, Luiza Helena Oliveira da. O passado que se faz presença: uma leitura de Meu primeiro picolé, de José Francisco da Silva Concesso. Revista EntreLetras, v. 2 n. 1 – 2011, p. 49-58.
SILVA, Luiza Helena Oliveira. Narrativas do tempo da noite: a literatura de testemunho em Pedro Tierra. ORGANON, v. 35, p. 1-20, 2020.
SILVA, Luiza Helena Oliveira; MELO, Márcio Araújo. O que pode o leitor? Revista EntreLetras, Araguaína/TO, v. 6, n. 2, jul/dez. 2015.p.120-132.
SILVA, Luiza Helena Oliveira; MELO, Márcio Araújo. Por um retorno ao texto e seus (dis) sabores: pesquisas sobre literatura no ProfLetras. Revista EntreLetras, vol. 9, nº 2, Araguaína, 2018. pp. 86-102.
SILVA, Luiza Helena Oliveira. Formação do leitor na escola: questionamentos a partir da semiótica discursiva. In: PINTO, Francisco Neto Pereira [et al.]. Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021b. p. 197-218.
SILVA, Luiza Helena Oliveira; REIS SILVA, Naiane Vieria dos. Existências interrompidas: afetos de mulheres amazônidas na Guerrilha do Araguaia em produções de autoria feminina. In: BITTENCOURT, Rita Lenira de Freitas; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. (Orgs). Literatura e resistência [livro eletrônico]: reler os anos de chumbo. Volume 2 – Araguaína, TO: Universidade Federal do Norte do Tocantins - EDUFNT, 2022.
TESTA, Eliane C.; MARINHO, Paulo A. Falando de poesia: entrevista com o poeta Pedro Tierra. Revista EntreLetras, Araguaína, v. 9, n. 3, p. 363-371, 2018.
TIERRA, Pedro. Pesadelo: narrativas dos anos de chumbo. São Paulo: Autonomia Literária; Fundação Perseu Abramo, 2019.
TIERRA, Pedro. O leitor do livro do Apocalipse. In: Pesadelo: narrativas dos anos de chumbo. São Paulo: Autonomia Literária; Fundação Perseu Abramo, 2019. p. 69-84.
TOCANTINS. Secretaria de Educação e Cultura. Unidades Curriculares das Eletivas (UCE) para implementação do novo Ensino Médio. Palmas, TO: SEDUC, fev. de 2022.
TOCANTINS. Secretaria de Educação e Cultura. Documento Curricular do Tocantins (DCT) do novo Ensino Médio. Palmas, TO: SEDUC, março de 2022.
TOCANTINS. Secretaria de Educação e Cultura. Documento Curricular do Tocantins (DCT) do novo Ensino Médio. Palmas, TO: SEDUC, dezembro de 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).