PORFÍRIO É SOMBRA QUE RESISTE: O ETHOS DA TESTEMUNHA EM “O LEITOR DO LIVRO DO APOCALIPSE”, DE PEDRO TIERRA

Palavras-chave: Literatura do Norte. Narrador da memória. Ditadura.

Resumo

Este trabalho analisa o conto “O leitor do livro do Apocalipse”, da antologia Pesadelo, de Pedro Tierra (2019), e busca explorar a memória como meio de presentificar a ausência do outro. O relato ficcional ativa afetos e envolve o corpo resistente que busca e enuncia, mesmo sob adversidades e diante do tempo, que tende a enfraquecer convicções. A análise baseia-se em categorias da semiótica discursiva, como a figurativização, e nas reflexões de Fontanille (2016) sobre o corpo. O protagonista remete ao líder camponês José Porfírio, desaparecido em 1973 após ser preso pela ditadura brasileira, em 1972. Apesar do autor declarar o conto como ficcional, revela inspiração em Porfírio, que resistia à tortura repetindo passagens do livro sagrado. Em tempos de desafios à democracia brasileira, as pesquisas do Grupo de Estudos dos Sentidos do Tocantins (GESTO) destacam o corpo como espaço de resistência e memória, alinhando o fazer científico a implicações políticas.

Biografia do Autor

Jacielle da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em Linguística e Literatura (pela UFNT). Professora da Educação Básica do Tocantins (SEDUC-TO), órgão financiador da pesquisa de doutorado junto à UFNT. Atualmente é técnica do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI-TO). Membro do Grupo de Estudos do Sentido GESTO (UFNT). 

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em Letras (pela UFF), membro do GT de Semiótica da ANPOLL. Em 2013/2014, realizou estágio pós-doutoral em sociossemiótica no Centre de Recherches Politiques (CEVIPOF-CNRS) com bolsa CAPES. É professora associada da UFNT, câmpus de Araguaína, onde atua nos cursos de Licenciatura em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras) e Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), programa de que foi coordenadora até outubro de 2023. Atualmente, é coordenadora adjunta dos programas profissionais na Área de Linguística e Literatura (CAPES).

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I e II. Campinas, SP: Pontes, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antônio. Vários escritos. Rio de Janeiro, RJ: Ouro sobre Azul, 2017.

DIAS, Ana Crelia P. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Cerrados. Revista da Pós-graduação em Literatura. Universidade de Brasília. v.17, n.42, 2016. p.210-228.

EAGLETON, Terry. Como ler literatura. Tradução Denise Bottman. Porto Alegre, RS: L&PM, 2021.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Editora Contexto, 2017.
FONTANILLE, Jacques. Corpo e sentido. Tradução Fernanda Massi e Adail Sobral. Londrina: EDUEL, 2016.

GREIMAS, Algirdas Julian; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Tradução Tradução Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da. O passado que se faz presença: uma leitura de Meu primeiro picolé, de José Francisco da Silva Concesso. Revista EntreLetras, v. 2 n. 1 – 2011, p. 49-58.

SILVA, Luiza Helena Oliveira. Narrativas do tempo da noite: a literatura de testemunho em Pedro Tierra. ORGANON, v. 35, p. 1-20, 2020.

SILVA, Luiza Helena Oliveira; MELO, Márcio Araújo. O que pode o leitor? Revista EntreLetras, Araguaína/TO, v. 6, n. 2, jul/dez. 2015.p.120-132.

SILVA, Luiza Helena Oliveira; MELO, Márcio Araújo. Por um retorno ao texto e seus (dis) sabores: pesquisas sobre literatura no ProfLetras. Revista EntreLetras, vol. 9, nº 2, Araguaína, 2018. pp. 86-102.

SILVA, Luiza Helena Oliveira. Formação do leitor na escola: questionamentos a partir da semiótica discursiva. In: PINTO, Francisco Neto Pereira [et al.]. Ensino da literatura no contexto contemporâneo. Campinas: Mercado de Letras, 2021b. p. 197-218.

SILVA, Luiza Helena Oliveira; REIS SILVA, Naiane Vieria dos. Existências interrompidas: afetos de mulheres amazônidas na Guerrilha do Araguaia em produções de autoria feminina. In: BITTENCOURT, Rita Lenira de Freitas; SILVA, Luiza Helena Oliveira da. (Orgs). Literatura e resistência [livro eletrônico]: reler os anos de chumbo. Volume 2 – Araguaína, TO: Universidade Federal do Norte do Tocantins - EDUFNT, 2022.

TESTA, Eliane C.; MARINHO, Paulo A. Falando de poesia: entrevista com o poeta Pedro Tierra. Revista EntreLetras, Araguaína, v. 9, n. 3, p. 363-371, 2018.

TIERRA, Pedro. Pesadelo: narrativas dos anos de chumbo. São Paulo: Autonomia Literária; Fundação Perseu Abramo, 2019.

TIERRA, Pedro. O leitor do livro do Apocalipse. In: Pesadelo: narrativas dos anos de chumbo. São Paulo: Autonomia Literária; Fundação Perseu Abramo, 2019. p. 69-84.

TOCANTINS. Secretaria de Educação e Cultura. Unidades Curriculares das Eletivas (UCE) para implementação do novo Ensino Médio. Palmas, TO: SEDUC, fev. de 2022.

TOCANTINS. Secretaria de Educação e Cultura. Documento Curricular do Tocantins (DCT) do novo Ensino Médio. Palmas, TO: SEDUC, março de 2022.

TOCANTINS. Secretaria de Educação e Cultura. Documento Curricular do Tocantins (DCT) do novo Ensino Médio. Palmas, TO: SEDUC, dezembro de 2022.
Publicado
2025-09-10