PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO: A ARTE DE RESPONDER A UM QUESTIONÁRIO DE PESQUISA
Résumé
Este artigo visa analisar e interpretar práticas de letramentos de professores do interior paraense, em processo de formação acadêmica. A ancoragem teórica se assenta na concepção dialógica de linguagem, nos Novos Estudos do Letramento, no conceito de multiletramentos, postulado pelo Grupo de Nova Londres, e nos conceitos de estratégia e tática, conforme postulados por Michel de Certeau. Os dados que serão objeto da análise consistem em gráficos resumidores do questionário de pesquisa, respondido por professores em formação pelo programa PARFOR, complementados com trechos de uma reunião do Fórum de Educação do Pará. As conclusões preliminares apontam que as práticas de letramento dos professores em formação podem ser táticas de defesa empregadas por eles para neutralizar o questionário e desviar-se do controle da academia.
Références
BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e campo. In: BOURDIEU. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 21. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 45(2): 205-224, Jul./Dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/YyJPrkN5FHCkRky59DVQZBm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 25.05.2024.
_____. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p.333-356. 2ª parte 2011. Disponível em: < https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1115. Acesso em: 25.05.2024.
KLEIMAN, A. B. (Org.) Os significados do letramento. Uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. Disponível em: < https://wac.colostate.edu/docs/books/letramento/significados.pdf>. Acesso em 6.05.2024.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão ... [et al.], Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990. Disponível em:< https://www.ufrb.edu.br/ppgcom/images/Hist%C3%B3ria-e-Mem%C3%B3ria.pdf>. Acesso em 30.05.2024.
ROJO, Roxane. Helena R. Multiletramentos na escola. Roxane Rojo, Eduardo Moura (Orgs). São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
_____. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SCRIBNER, S.; COLE, M. The psychology of literacy. Massachussets: Harvard University Press, 1981.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno, São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
______. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
SANTOS, Edinei Carvalho dos; SILVA, Kleber Aparecido da. Práticas e eventos de letramentos em contextos de luta e resistência: uma experiência etnográfica no quilombo Mesquita-Goiás (GO). Educação intercultural, letramentos de resistência e formação docente [livro eletrônico] / Rodriana Dias Coelho Costa, Edinei Carvalho dos Santos, Kleber Aparecido da Silva (orgs.). -- Campinas, SP : Editora da Abralin, 2021. -- (Altos estudos em linguística) PDF. Disponível em: https://editora.abralin.org/publicacoes/educacao-intercultural-letramentos-de-resistencia-e-formacao-docente/. Acesso em 10.03.2024.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).