O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Résumé

O objetivo deste artigo é compreender como ocorre a construção de um sistema simbólico no período pré-escolar e quais atividades de ensino podem proporcionar essa aquisição, buscando identificar as suas origens nas relações em que a criança estabelece gradativamente com as funções do signo, e analisar como deve ocorrer a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita nessa etapa escolar, examinando como a criança inicia a compreensão do sistema simbólico, começa a perceber a escrita como recurso de memória e qual deve ser o papel da escola. A metodologia utilizada se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados apontaram a necessidade de ações pedagógicas que possibilitem a apropriação da escrita em sua funcionalidade social. Concluiu-se que as brincadeiras, o faz de conta e o desenho são algumas das atividades consideradas fundamentais para a construção do signo nessa etapa pré-escolar e contribuindo para o desenvolvimento da necessidade de escrever nas crianças.

Bibliographies de l'auteur

Suzana Brunet Camacho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Camila de Sousa Rosa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publiée
2025-04-23