O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Résumé
O objetivo deste artigo é compreender como ocorre a construção de um sistema simbólico no período pré-escolar e quais atividades de ensino podem proporcionar essa aquisição, buscando identificar as suas origens nas relações em que a criança estabelece gradativamente com as funções do signo, e analisar como deve ocorrer a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita nessa etapa escolar, examinando como a criança inicia a compreensão do sistema simbólico, começa a perceber a escrita como recurso de memória e qual deve ser o papel da escola. A metodologia utilizada se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados apontaram a necessidade de ações pedagógicas que possibilitem a apropriação da escrita em sua funcionalidade social. Concluiu-se que as brincadeiras, o faz de conta e o desenho são algumas das atividades consideradas fundamentais para a construção do signo nessa etapa pré-escolar e contribuindo para o desenvolvimento da necessidade de escrever nas crianças.
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