LETRAMENTOS E TECNOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA POR MEIO DE SITE EDUCACIONAL
Résumé
O ensino de Língua Portuguesa vem enfrentando desafios devido às constantes mudanças sociais e à imersão cada vez mais profunda em um ambiente tecnológico e digital. Essas mudanças interferem na forma como nos comunicamos, interagimos e escrevemos, influenciando diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa intitulada Letramentos e Tecnologia: uma experiência de ensino e aprendizagem da escrita por meio de site educacional, que buscou desenvolver um Produto Educacional para auxiliar na escrita dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal do Amapá. Autores como Freire (1980, 2008), Soares (2009), Kleiman (1995), Rojo (2012) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), contribuíram para o embasamento teórico deste trabalho. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e utilizando a metodologia da pesquisa-ação. Os resultados obtidos permitiram a criação de um site destinado à organização de um minicurso sobre produção escrita em Língua Portuguesa.
Références
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
CRUZ. M.C. A produção textual no nível médio: uma análise das condições de produção. 97 F. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2005. Disponível em: http://old.ple.uem.br/defesas/pdf/mccruz.pdf . Acesso em: 16 maio 2024.
DIAS, A.V.M. et al. Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na Escola. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. 3ªed. São Paulo: Mercado das Letras, 2011, p. 81-108.
FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba. 121 páginas. 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/6325/1/PDF%20-%20Maria%20José%20Morais%20Abrantes%20Ferreira.pdf . Acesso em: 05 abr. 2024.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Moderna. São Paulo, 2008.
_________. Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; [tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra]. São Paulo, Cortez & Moraes. 1980.
GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/redacao-cientifica/livros/gil-a.-c.-como-elaborar-projetos-de-pesquisa.-sao-paulo-atlas-2002./view. Acesso em: 15 abr. 2024.
GOMES, R.; MACHADO, M. C. B. Letramento crítico e práticas de leitura de textos multimodais em sala de aula do Ensino Médio. Diálogo das Letras. Pau dos Ferros, v. 9, e02013, p. 1-20, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/2241. Acesso em: 10 abr. 2024.
KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, Ática, 1986.
KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61. Disponível em: https://wac.colostate.edu/docs/books/letramento/significados.pdf . Acesso em: 10 abr. 2024.
KRESS, G. Writting the future: English and the Making of a Culture of Innovation. New York: Routledge, 1995.
MIRANDA, W. K. S. de. WWW.MULTILETRAMENTOS: o uso da multimodalidade no aperfeiçoamento da produção escrita em Língua Portuguesa. In: SOUZA, E. M. P. de (Org.) Estudos linguísticos e literários. Vol. 2. Curitiba-PR: Editora Bagai, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1oUCaATDMKGSbN6nxpd7Eyig3vAX7YWr5/view?pli=1. Acesso em: 03 abr. 2024.
MOITA LOPES, L.P. da. Oficina de linguística aplicada. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1996.
REIS, F. das C. S. O e‐mail e o blog: interação e possibilidades pedagógicas. In: ARAUJO, Júlio César; DIEB, Messias. Letramentos na Web: gêneros, interação e ensino. Fortaleza: Edições UFC, 2009, p. 99‐110.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na Escola. 1. ed. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012.
SANTAELLA, L. Intersubjetividade nas redes digitais: repercussão na educação. In:
PRIMO, A. (org.) Interações em Rede. Porto Alegre: Sulina, 2013, p. 33-47.
Disponível em:
https://www.editorasulina.com.br/img/sumarios/605.pdf. Acesso em: 01 maio 2024.
SANTOS, J. L. M. dos. Proposta Pedagógica de Ressignificação de Leitura com o Gênero Anúncio Publicitário. 2015. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2015. Disponível em: https://profletras.uem.br/imagens/copy_of_josiane-luzia-mendonca-dos-santos.pdf. Acesso em: 02 abr. 2024.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte:
Autêntica Editora, 2009. Disponível em: www.uemanet.uema.br. Acesso em: 29 abr. 2024.
STREET, B. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos de letramento. In: MAGALHÃES, I. (Org). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).