DESAFIOS NOS FLUXOS ADMINISTRATIVOS DA PÓS-GRADUAÇÃO: APLICAÇÃO DE DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA PARA ACESSO À INFORMAÇÃO.
Résumé
A pesquisa aborda a aplicação do Design Thinking em processos administrativos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná. Devido aos indeferimentos gerados pela inobservância do regulamento pelos discentes que causam sobrecarga administrativa e retrabalho, surgiu o problema de pesquisa: como acelerar a tramitação de protocolos e reduzir a sobrecarga causada pelo retrabalho da Coordenação, Professores e Discentes, aumentando a eficiência administrativa e a qualidade da Gestão Acadêmica do Programa? Para responder ao questionamento, objetivou-se usar o Design Thinking para criar estratégias que reduzissem esses indeferimentos e desenvolver um protótipo instrutivo que consolidasse as normas dos regulamentos institucionais de forma inovadora e acessível. Para alcançar tal objetivo, foi utilizado o método de pesquisa com abordagem quali-quantitativa, revisão de literatura e análise indutiva, sendo a coleta de dados feita por meio de análise documental direta. A pesquisa contribui com a ciência ao possibilitar a replicação da experiência por outros programas de Pós-graduação com demandas similares e ao criar soluções inovadoras para problemas variados. Considerou-se um limitador da pesquisa a falta de pesquisa prévia sobre o assunto, havendo pouco ou nenhum relato de experiência anterior. Estudos futuros podem aprimorar ou adaptar o protótipo para outras instituições universitárias, pois os protótipos usando Design Thinking visam melhorar o fluxo administrativo e a acessibilidade da informação no PPGCSA, bem como a comunicação entre docentes, discentes e coordenação.
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