PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO NA FACULDADE ÚNICA

Résumé

Entre os meses de outubro e novembro de 2023, foi aberto, pelo Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica, da Faculdade Única, um período de submissão de Projetos de Iniciação Científica, por meio do edital n. 04/2023, para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, e outras graduações, na modalidade de ensino a distância. Dentro deste contexto, o presente relato de experiência tem por objetivo compartilhar o processo de implementação do projeto “PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: uma nova fantasia nacional?”, evidenciando os achados parciais identificados, no decorrer desta investigação à luz do campo do saber da Psicanálise Lacaniana, que versam a respeito da tentativa de transformação dos sujeitos em ‘matrículas’ e de utilização da lógica do ‘melhorismo’ como uma forma, fantasiosa, de produzir aderência à nova política federal de Educação em Tempo Integral no Brasil.

Bibliographies de l'auteur

Marcio Bernardino Sirino, Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU/ES)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Psicanalista em formação pela Escola Freudiana de Vitória. Atualmente, é Pedagogo da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU/ES) e coordenador do Projeto de Iniciação Científica "PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: uma nova fantasia nacional?", vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NUPIC), da Faculdade Única de Ipatinga.

Felipe Cardoso Mota, Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP)

Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP), onde atua como bolsista no Projeto de Iniciação Científica "PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: uma nova fantasia nacional?" vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica (NUPIC) desta mesma instituição.

Références

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Publiée
2024-12-02