OS ÓRFÃOS REMEMORAM: EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA EM 2666, DE ROBERTO BOLAÑO
Résumé
Este trabalho considera a função que desempenham algumas personagens de 2666 (2004), do chileno Roberto Bolaño, obra que representa algumas das violências desmedidas que se proliferam na América Latina pós ditaduras, bem como, em certa medida, a derrota da civilização em que desemboca o século XX. Observa-se o modo pelo qual o processo de naturalização dessas opressões se desenvolve na narrativa e como a ausência de sensibilidade para com elas permite que sejam reiteradamente esquecidas pelo discurso histórico hegemônico. Assim, propõe-se analisar a questão da violência plural e substantiva produzida a partir dessa dinâmica, partindo, primordialmente, do tratamento da história proposto por Walter Benjamin em suas teses (1940) para analisar a caracterização de personagens do terceiro capítulo da obra que parecem resistir à homogeneização e normatização cultural imposta. Interessa-nos, assinalar a singularidade que os destaca na narrativa devido a características que serão aqui abordadas como relacionadas à articulação da memória.
Références
BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: ______. Magia e técnica, arte e política – Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997.
BIRNS, Margaret Boe. 666 Twinned and Told Twice: Roberto Bolaño’s Double Time Frame in 2666. In: LÓPEZ-CALVO, Ignacio (ed.). Roberto Bolaño, a Less Distant Star: Critical Essays. New York: Palgrave Macmillan, 2015. p. 67-84.
BOLAÑO, Roberto. 2666. 11º ed. Barcelona: Editorial Anagrama, 2010.
BUCK-MORSS, Susan. Walter Benjamin: entre moda acadêmica e avant-garde. Crítica Marxista, São Paulo, Boitempo, v. 1, n. 10, 2000, p. 48-63.
FERNANDEZ, M.; RAMPAL, Jean-Christophe. Ciudad Juarez, capital do feminicídio. In: OCKRENT, Christine; TREINER, Sandrine (org.). O livro negro da condição das mulheres. Trad. Nícia Bonatti. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011. p. 151-164
FISCHER, María Luiza. La memoria de las historias en Estrella Distante de Roberto Bolaño. In: SOLDÁN, Edmundo Paz; PATREAU, Gustavo Faverón (ed.). Bolanõ Salvaje. Barcelona: Editora Candaya, 2008. p. 145-162.
FONSECA, Maria Nazareth Soares. Literatura negra, literatura afro-brasileira: como responder à polêmica? In: SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (org.). Literatura Afro-Brasileira. Salvador: Centro de Estudos Afro Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. p. 9-38
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio: Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1997.
______. Walter Benjamin: os cacos da história. Trad. Sônia Salzstein. São Paulo: Editora Brasili-ense, 1993.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Trad. Sérgio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2015.
______. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 2011.
______. Dias e noites de amor e de guerra. Trad. Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 24, p. 68-75, 1996.
KONDER, Leandro. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
LÖWY, Michael. “A contrapelo”. A concepção dialética da cultura nas teses de Walter Benjamin (1940). Lutas Sociais, São Paulo, n. 25/26, p. 20-28, 2010; 2011.
______. Walter Benjamin: Aviso de incêndio – uma leitura das teses "Sobre o conceito de história". Trad. Wanda Nogueira Caldeira Brant [tradução das teses] Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lurz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.
PAZ, Octávio. Los hijos de La Malinche. In: ______. El laberinto de la soledad. Mardid: Fondo de Cultura Económica, 1998. p. 27-36.
RAVETTI, Graciela. Roberto Bolaño: o segredo do mundo é óbvio. “La parte de Amalfitano”. In: PEREIRA, Antonio Marcos; RIBEIRO, Gustavo Silveira (org). Toda a orfandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016. p. 65-82.
RIBEIRO, Gustavo Silveira. Todos os nomes, o nome arquivo e violência na cultura latino-americana contemporânea. In: PEREIRA, Antonio Marcos; RIBEIRO, Gustavo Silveira (org). Toda a orfandade do mundo: escritos sobre Roberto Bolaño. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016. p. 45-64.
RODRÍGUEZ, Sergio González. Huesos en el desierto. Barcelona: Editorial Anagrama, 2002.
RODRIGUES, Vladimir Miguel. O X de Malcolm e a questão racial norte-americana. São Paulo: Editora Unesp, 2013
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
VOLTAIRE. O ingênuo. 1767. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).