LETRAMENTO CRÍTICO COMO ALTERNATIVA DE PRÁTICA SOCIAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Résumé
Este escrito busca refletir sobre a perspectiva do Letramento Crítico (LC) como alternativa de prática social para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Assim, o educador na sua práxis docente, pode desenvolver como prática social, o pensamento crítico, o saber contextualizado e interpretações significativas para o alunado, por meio da leitura de textos e do ensino gramatical em sala de aula. Neste tento, utilizamos como metodologia para concretude desse convite reflexivo, uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica baseadas em autores que estão em sintonia com temática. Os resultados mostram que a escola é um ambiente de descobertas e questionamentos, que o ensino pode promover diálogos significativos e que os educadores podem exercer um papel fundamental na construção e formação de cidadãos críticos, por meio do ensino baseado no LC, como incentivadores e estimuladores nessa (trans)formação do sujeito em agentes sociais intermediados pela leitura.
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