A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UM CAMINHO SEGURO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

  • Maria Gorete Côgo da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Rosana Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

Résumé

Neste artigo apresentamos o resultado da pesquisa interventiva, desenvolvida no Profletras de Sinop-MT, com o Ensino Fundamental, em uma escola pública do interior de Mato Grosso, tendo como modelo didático a sequência básica, proposta por Rildo Cosson. A constatação do distanciamento crescente entre os textos literários e os alunos do fundamental, causado principalmente pelo processo de transição entre os anos finais do Ensino Fundamental I e os anos iniciais do Ensino Fundamental II, impulsionou-nos a buscar uma prática que constituísse um caminho atrativo na formação do leitor.  A prática de contação de histórias trouxe um impacto positivo no processo de letramento literário. Com as atividades da sequência básica, os alunos sentiram-se motivados a pesquisar, ler e interpretar as histórias contadas, descobrindo o prazer da leitura e se descobrindo como contadores protagonistas de suas histórias.

Bibliographies de l'auteur

Maria Gorete Côgo da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Letras pela Faculdade de Educação de Cacoal - FEC em 1998. Pós-graduada em Educação Interdisciplinar e Metodologia do Ensino Fundamental pela AJES –ISE Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena em 2008. Mestra pelo  Programa de Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop, professora da educação básica de Língua Portuguesa da Educação Básica na Secretaria de Estado Estadual de Educação (SEDUC), lotada na Escola Estadual “Professor Elídio Murcelli Filho, Aripuanã/MT.  Estudante do 6º Período do Curso de Direito pela Unemat - MT.

Rosana Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); atua nos mestrados PROFLetras e PPGLetras, do campus de Sinop; integra o grupo de pesquisa GECOLITT/CNPq e membro  do grupo de trabalho Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL.

Références

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Publiée
2019-07-05