APRENDIZAGEM DA CULTURA NA FORMAÇÃO LICENCIADA DE PROFESSORES INDÍGENAS

Résumé

A formação de professores indígenas pode ser entendida como o elo que conecta diferentes estruturas de pensamento, as quais precisam ser acessadas para atender às necessidades educativas do coletivo. O pensamento coletivo, manifestado por meio das práticas socioculturais, pode ser interpretado como uma forma de vida materializada nas atividades laborais, festivas, rituais, entre outras representações culturais. Neste artigo, analiso as simbologias e significados dos artefatos culturais na conscientização da matemática sociocultural indígena, de maneira a indagar as formas estabelecidas de conhecimento e os domínios disciplinares institucionalizados. No contexto desse debate, a Educação Matemática tem enfatizado às relações existentes entre sociedade, cognição e cultura. Assim, incorpora fundamentos epistemológicos da Sociologia, Filosofia, Antropologia, História e Psicologia como elementos que viabilizam a compreensão da matemática como produto cultural.

Biographie de l'auteur

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora adjunta na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Binacional Oiapoque, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemáticas (GECIM/UNIFAP).

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Publiée
2024-11-25