A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Résumé
O trabalho aborda a importância da formação inicial e continuada dos professores como elemento fundamental para garantir uma educação de qualidade. O objetivo é analisar como essas formações contribuem para o desenvolvimento das competências docentes, potencializando práticas pedagógicas eficazes e alinhadas às demandas contemporâneas. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa-descritiva, com base em revisão bibliográfica, para explorar os desafios e oportunidades da formação docente no contexto educacional brasileiro. A discussão evidencia que uma formação abrangente e contínua capacita os professores a lidar com a diversidade escolar, a inovação tecnológica e as demandas sociais, promovendo aprendizagens significativas. Conclui-se que políticas públicas que incentivem a formação docente e valorizem a carreira são indispensáveis para fortalecer o papel estratégico do professor na construção de uma educação equitativa e de qualidade, favorecendo o desenvolvimento integral dos alunos e o cumprimento das metas educacionais.
Références
FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Desenvolvimento Profissional Docente: um termo gruarda-chuva ou um novo sentido à formação? Revista Brasileira sobre Formação Docente. Belo Horizonte. v.5, p. 11 a 23, jan/jun/2013.
GIROUX, Henry A. Professores como intelectuais transformadores. In: ______. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p.156-178.
MARCELO, Garcia Carlos. Desenvolvimento Profissional dos Professores. In: _____ Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999a, p. 136-145.
MARCELO, Garcia Carlos. Estrutura Conceptual da Formação de Professores. In: _____ Formação de Professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto Editora. 1999b, p. 17-33.
MARCELO, Garcia Carlos. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação. vol.18 no. 52 Rio de Janeiro jan./mar. 2013.
MELO, Geovana Ferreira. Compreensões sobre Pedagogia Universitária. In: ________. Pedagogia universitária: aprender a profissão, profissionalisar a Docência. Ed. CRV. Curitiba. 2018 (p. 88-97).
NÓVOA, António; ALVIM, Yara (colaboradora) Escolas e Professores: Proteger, Transformar, Valorizar. Salvador: SEC/IAT. 2022.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Relatório da comissão internacional sobre os futuros da educação – Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022.
ZEICHNER, Ken. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta M.G.; FIORENTINI, Dario. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a) - pesquisador(a). Campinas. SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998. p. 207-236.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).