LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO: AS DIFICULDADES DOS RECÉM- FORMADOS EM ADMINISTRAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Résumé
Muitas são as preocupações quanto ao mercado de trabalho de todos aqueles que finalizam um curso superior. No caso do curso de Administração essas preocupações não são diferentes, até mesmo por ser um curso multidisciplinar e que habilita o bacharel a muitas possibilidades de atuação. Nesse sentido, este estudo versou acerca das dificuldades dos recém-formados do curso de Administração no mercado de trabalho e o objetivo foi investigar suas dificuldades para acessar o mercado de trabalho em posições de líderes e como empreendedores. A pesquisa se caracterizou como quantitativa e coletou informações mediante um questionário aplicado aos egressos que cursaram os últimos 5 (cinco) anos de Administração em uma Faculdade na Região Noroeste de Minas Gerais. Os dados revelaram que as principais dificuldades para os egressos acessarem o mercado de trabalho são os altos impostos e encargos trabalhistas, a falta de oportunidade de emprego, falta de recursos financeiros e a burocracia.
Références
ADMINISTRADORES. Mulheres empreendem mais que os homens. 2018. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/mulheres-empreendem-mais-que-os-homens/123818/.
CARVALHO, R.N. Empreendedorismo: importância econômica e social. 2013. Disponível em:
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/empreendedorismo- importancia-economica-e-social/74380/.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice. Hall, 2002.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, J. C. A. Transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo. 2013. Disponível em:
http://www.fnq.org.br/E-bookEmpreendedorismo.pdf.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MESQUITA, R. Diferença entre empreendedor por necessidade e oportunidade. 2017. Disponível em: https://saiadolugar.com.br/empreendedor-por-necessidade-e- oportunidade/.
MESQUITA, R. Os maiores desafios e oportunidades dos jovens empreendedores. 2016. Disponível em: https://saiadolugar.com.br/jovens- empreendedores/.
MINARELLI, J. A. Empregabilidade: o caminho das pedras. 15 ed. São Paulo: Editora Gente, 1995.
MONTEIRO, L. Mercado de trabalho exige novo perfil de profissional, saiba como se atualizar. 2017. Disponível em:
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2017/04/26/internas_economia,86517 7/mercado-de-trabalho-exige-novo-perfil-de-profissional-saiba-mais.shtml.
NOVO NEGÓCIO. Empreendedorismo jovem. 2018. Disponível em:
http://www.novonegocio.com.br/empreendedorismo/empreendedorismo-jovem/.
PREFEITURA DE UNAÍ. Aspectos históricos. Disponível em: http://www.prefeituraunai.mg.gov.br/pmu/index.php/aspectos-historicos.html.
RICCA.J.L. Sebrae o jovem empreendedor. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000200004.
SEBRAE. Comportamento empreendedor. 2017. Disponível em:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/conheca-as- caracteristicas-empreendedoras-desenvolvidas-no- empretec,d071a5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD.
SEBRAE. Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, 2007.
SILVA, L.S. Emprego em tempos de crise. 2016. Disponível em:
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/emprego-em-tempos-de- crise/95353/.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).