NO ÊXITO INFERNAL O MALDITO CAÇUÁ PETRIFICA A ALMA DE MARIA ASSUNÇÃO NO ROMANCE CANDUNGA 1954

Résumé

O trabalho tem como objetivo analisar a infância e criança de Maria Assunção, no romance Candunga 1954, de Bruno de Menezes (1893-1963), sob a égide da violação, exploração e barbárie na/da infância, no processo de migração bragantina, dos anos 30 a 50, do séc. XX, no Pará. A pesquisa centra-se sobre o método dialético, do tipo investigativo de cunho documental, qualitativo, sobre as bases metodológicas e de análise do discurso de bakhtiniano e social de Lüdke e André (1986).O guia teórico, nos campos de estudos da crítica literária, romance, literatura, educação, história da infância e discurso, em Lukács (2015), Bakhtin (2003a, 2010b, 2015c), Racière (2005), Rizzini (2011), Marcílio (2019), Torzoni-Reis (2002), Coelho (2005), Sarge (2000), Menezes (1993). O estudo, ajuda a refletir, contextualizar na mentalidade do passado, sugerir e (re)construir nova mentalidade que enxergue a infância e a criança como ser social, cidadão, livre e digno de direitos.

Bibliographies de l'auteur

Laura Maria Silva Araujo Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Profª. Drª. Laura Maria Silva Araújo Alves, Psicologia, professora Associada IV da Universidade Federal do Pará e pesquisadora na História da Infância na Amazônia paraense na Universidade Federal do Para (UFPA), Instituto de Ciências da Educação (ICED) do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGED).

Leomax Cardoso Machado, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Prof. M.e. Leomax Cardoso Machado, doutorando na Universidade Federal do Para (UFPA), Instituto de Ciências da Educação (ICED) no Programa Pós-Graduação em Educação (PPGED), sob a linha de pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade, sobre a orientação da Prof.ª Dra. Laura Maria Araujo Alves – (ICED-PPGED/UFPA), bolsista CAPES (Doutorado). Participa do Grupo de Pesquisa – Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA - UFPA). Além de ser Professor Associado - ANPED – (2022), Mestre em Educação – PPGED/CCSE - UEPA (2017) sob a linha de pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Graduado em Letras- Língua Portuguesa (UFPA) e Graduado em Pedagogia (Uniasselvi-2021). Atualmente, Prof. do Magistério Superior – (Professor Substituto), no Campus Universitário de Castanhal-UFPA - Castanhal, lotado na unidade da Faculdade de Educação - FAPED (2024).

Références

Referencias
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 6.ed. São Paulo. Unesp: Hucitec, 2010;
_______Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_______Teoria do romance I: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34,2015.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atl. MINAYO, Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28.ed. - Pétropolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
LUKÁCS, George. Reboquismo e dialética: uma resposta aos críticos de ‘história e consciência de classe’ / Gyõrgy Lukács; tradução Nélio Schneider; Michel Lowy; Nicolas Tertulin. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2015.
MARCÍLIO, Maria Luiza, 1937-. História social da criança abandonada / Maria Luiza Marcílio, - 3. ed. - São Paulo: Hucitec, 2019.
MENEZES, Bruno de. Obras completas de Bruno de Menezes. Belém: Secretaria Estadual de Cultura; Conselho Estadual de Cultura, 1993, v. 2, Folclore. (Lendo o Para, 14).
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política, tradução de Mônica Costa Netto. – São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2005.
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SARGE. Maria de Nazaré, Belém: Riquezas produzidas a Belle-époque (1870-1912) / Maria de Nazaré Sarge. - Belém: Paka-Tatu. 2000.
TORZONI-REIS. Marília Freitas de Campos, Infância, escola e pobreza: ficção e realidade / Marília Freitas de Campos Torzoni-Reis. - Campinas. SP: Autores Associados, 2002. - (Coleção educação contempoprânea)
Publiée
2024-11-25