COMO SER NEGRO NA SOCIEDADE ATUAL
Résumé
Resumo: Este artigo abordará os fundamentos e as manifestações da discriminação racial e de gênero ao mesmo tempo em que focaliza as bases teóricas articuladas e a ação empreendida no exercício da resistência e da superação, que envolve a construção de novas identidades. Indagamo-nos sobre as diversas abordagens nas ciências sociais dos valores e da cultura, nas questões de raça, racismo, interligadas com as de gênero, conquistas e incertezas. Discutimos então, se a saída implica nas desigualdades sociais, raciais, suas raízes históricas e o contexto ideológico no qual se desenvolveram. Deixando resistência para seus descendentes se para se tonarem cidadãos nas sociedades atuais.
Références
Nascimento, Elisa Larkim, O sortilégio da cor; identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Sunnus, 2003.
Freyre, Gilberto. Aspectos da influência africana no Brasil. 23 out-dez-1976. Brasília; Ministério da Educação e Cultura.
Hansenbalg, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro; Graal. 1979.
Silva, Nelson do Vale Hansenbalg, Carlos Natus. Sobre a desigualdade racial e política no Brasil. Estudos Afro-Asiáticos, 25. Dez. 1993.
Nascimento, Abdias: (org.) Teatro experimental do Negro: Testemunhos. Rio de Janeiro: Grd, 1996.
Bobbia, Norberto (1992). A era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsurir Editora. 2004.
Silva, Consuelo Dores. Negro, qual é o seu nome? Belo Horizonte; Mazza, 1995.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).