ARTE, EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

Résumé

O presente trabalho traz reflexões que se iniciaram no campo de estágio de licenciatura em Pedagogia. No estágio, efetivado em 2019 numa escola municipal, foi realizado o projeto PENSAR COMPLEXO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ABELHAS, POLINIZAÇÃO, AGRONEGÓCIOS E AGROTÓXICOS: Construção coletiva (SILVA et al., 2019) proposta que compreende a escola como um espaço privilegiado para observação, problematização e reflexão das ações desenvolvidas pelos professores e estagiários, visando práxis criadoras e emancipatórias. Conforme afirma Dallabrina (2014), na maioria das instituições de Ensino Superior, nos cursos de Pedagogia, são habilidades de linguagem artística a Música, as Artes Visuais, o Teatro e a Dança linguagens artísticas, em que se compreende que todas elas devem estar incluídas no núcleo de estudos básicos dos Cursos de Pedagogia, posto que são conteúdos obrigatórios da Educação Básica. A perspectiva de inclusão do ensino das linguagens artísticas na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia permite que o professor unidocente, termo que Bellochio (2002) defende para definir a Pedagoga, possa contribuir na potencialização estéticas dos educandos, não pretendendo substituir os professores especialistas em música, artes visuais, teatro e dança, mas sim, de modo a trabalhar compartilhadamente e colaborativamente com professores especialistas. 

Bibliographies de l'auteur

Euvane Guarnieri e Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)
Diplôme en Pédagogie, Faculté d'Éducation de l'Université Fédérale de Goiás. Professeur d'éducation de base à Goiás.
Fabiane Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na área de Didática e Estágio.

Références

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Publiée
2023-10-25