PSICANÁLISE NOS ESPAÇOS PÚBLICOS: ESCUTA E TRANSMISSÃO PSICANALÍTICA NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Résumé
O trabalho apresentado é fruto de dois projetos de extensão universitária executados por coordenadora e por discentes para populações vulneráveis, crianças, adolescentes, usuários de serviços públicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi). O objetivo é discutir alguns dos vértices teóricos, metodológicos e considerações parciais advindas da execução de ambos, de maneira a propor bases para uma psicanálise comprometida com espaços públicos e com a escuta das pessoas vulneráveis e invisibilizadas. Os resultados apontam como a psicanálise dos espaços públicos, feita na práxis universitária, auxilia na construção de dispositivos potentes para uma clínica ampliada e na psicanálise como operador político, levando em consideração fenômenos complexos da realidade social. Por propiciar o acolhimento e a circulação livre das palavras e das brincadeiras, marca o lugar do outro como testemunha das histórias narradas.
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