A MULHER NA POLÍTICA: O SISTEMA DE COTAS NAS CANDIDATURAS E NO FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS NO BRASIL
Résumé
Este artigo analisou a evolução da participação política da mulher e da política de cota de gênero na legislação eleitoral brasileira, além de examinar os fatores que têm contribuído para a continuidade da sub-representação feminina. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica segundo o método dedutivo, explorando aspectos socioculturais e a questão do financiamento de campanhas como possíveis fatores determinantes para a sub-representação das mulheres no parlamento brasileiro.
Références
ARAÚJO, C. Potencialidades e limites da política de cotas no Brasil. Estudos Feministas, v. 9, n. 1, p. 231, 2001b.
ARAÚJO, C. As cotas por sexo para a competição legislativa. Dados, v. 44, n. 1, 2001c.
BOHN, S. Mulheres brasileiras na disputa do legislativo municipal. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 35, 2010.
BOLOGNESI, B. A cota eleitoral de gênero: política pública ou engenharia eleitoral? Paraná Eleitoral, v. 1, n. 2, p. 113–129, 2012.
PEIXOTO, V. DE M.; GOULART, N. L. M.; SILVA, G. T. DA. Cotas e mulheres nas eleições legislativas de 2014. Política & Sociedade, v. 15, n. 32, p. 126–144, 2016.
PEIXOTO, V. DE M.; GOULART, N. L. M.; SILVA, G. T. DA. A cota, o partido e a mulher: duas décadas de vigência das cotas eleitorais de gênero sobre as candidaturas partidárias nas eleições municipais proporcionais (1996-2016). CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, n. 23 (2017), pp. 209-228.
Inter-Parliamentary Union. Women in national parliaments. Disponível em: http://archive.ipu.org/wmn-e/classif.htm. Acesso em: 12/02/2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).