TIA, AINDA POSSO BRINCAR? O QUE REVELAM AS CRIANÇAS DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Résumé

O presente artigo trata do brincar infantil e sua relação com as crianças do quinto ano do ensino fundamental. Teve como objetivo analisar como as crianças maiores se relacionam com as brincadeiras. Como fundamentos teóricos nos ancoramos em Moyles (2001), Maluf (2009), Wajskop (2012) e em documentos oficiais que garantem o brincar como direito da criança, a exemplo do ECA (1990) e DCN (2013). Adotamos como percurso metodológico a pesquisa do tipo exploratória de cunho qualitativo, onde foram utilizados como instrumentos de coleta de dados as entrevistas escritas, os desenhos comentados das crianças e registros fotográficos realizados durante as observações nos momentos de brincadeiras. Percebemos através dos resultados obtidos que elas ainda se sentem na condição de criança que deseja não somente estudar, mas também brincar, pois através dessa atividade elas são capazes de se despir de preconceitos, ampliar repertórios culturais e minimizar tensões referentes ao seu cotidiano escolar e familiar. Apontamos sobre a necessidade de disponibilizar tempo e espaço para as crianças brincarem nas escolas de ensino fundamental, tendo o adulto como seu principal incentivador.

Biographie de l'auteur

Magali Dias da Conceição Machado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda em Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com linha de Pesquisa em Educação Infantil. Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Supervisão Escolar pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Docente e Coordenadora Pedagógica da Rede Pública Municipal de São Luís-MA (SEMED) na etapa da Educação Infantil. Membro do Grupo de Estudos Pesquisa, Educação, Infância & Docência (GEPEID/UFMA).

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Publiée
2023-05-16