“AGORA A GENTE VAI SER IGUALZINHO A NOSSA MÃE, QUE FICA SÓ ARRUMANDO AS COISAS”: A ESCUTA DE CRIANÇAS NAS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Palavras-chave: Crianças. Experiências. Saberes. Escuta.

Resumo

Um dos grandes desafios no contexto da Educação Infantil tem sido encarar a criança como um sujeito de direitos, principal na sua própria trajetória, usando todo o seu corpo, imaginação, criatividade e emoção. Nesse sentido, o objetivo da investigação buscou analisar as vivências das crianças de uma instituição de Educação Infantil sobre seus direitos de ser/fazer/ter vez e voz a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano educativo. Para isso, buscou-se apoio na legislação por meio dos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e contribuições de autores que discutem o objeto investigado. Por meio da abordagem qualitativa, a técnica de pesquisa se deu na escuta de crianças em laboratórios no cotidiano educativo. Os resultados apontaram espontaneidade das crianças com seus pares nas experiências organizadas para elas, contudo, houve ações passivas na espera de comandos de como e o que fazer no espaço e com os materiais.

Biografia do Autor

Edilma Bandeira de Araújo Nogueira , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra em Formação Docente em Práticas Educativas pelo PPGFOPRED da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED/UFMA).  

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador Institucional do PARFOR e do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência (GEPEID). 

Referências

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artemed, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: [s.n.], 1994.

BRASIL. CNE/CEB, Resolução nº 20, de 9 de dezembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Senado, 2009. Seção 1. p. 14.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília - DF: MEC, 2017.

CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Silvia Helena Vieira (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. São Paulo: Cortez, 2008.

CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Tradução de Lia Gabriele Regius Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FOCHI, Paulo Sergio; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Pedagogia do cotidiano: reivindicações do currículo para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 100, p. 23-42, set./dez. 2017.

KISHIMOTO, Tizuko. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Anais do I Seminário nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Desenvolvimento moral: refletindo com pais e professores. In: Macedo, Lino de (Org.). Cinco estudos de educação moral (Coleção psicologia e educação). São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza. Educação infantil e currículo: o lugar de crianças, famílias e professoras no currículo de uma instituição de educação infantil de Imperatriz-Maranhão. 2014. 272f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza. O currículo da Educação Infantil em face das orientações de um sistema apostilado de ensino. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.12, n.2, p. 326-338, maio/ago. 2019.


OLIVEIRA-FORMISINHO, Júlia; LINO, Dalila. Os papéis das educadoras: as perspectivas das crianças. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. A escola vista pelas crianças. Portugal: Porto Editora, 2008.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o Passado. Construindo o Futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PIAGET, Jean. Os procedimentos da Educação Moral. In: Macedo, Lino de (Org.). Cinco Estudos de Educação Moral. Coleção psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

SARMENTO, M. J. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M. J.; GOUVEA, M. C. S. (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

SEIXAS, Angélica A. Campos; BECKER, Bianca; BICHARA, Ilka Dias. Reprodução Interpretativa e Cultura de Pares nos Grupos de Brincadeira da Ilha dos Frades/BA. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 43, n. 4, pp. 541-551, out./dez. 2012.

TONUCCI, F. Quando as crianças dizem: Agora Chega! São Paulo: Artmed, 2005.

TROIS, Loide P. O privilégio de estar com as crianças: as vozes e a participação infantil na elaboração curricular. Projeto de qualificação de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

VIEIRA, Paulo; BRAGA, Sara; TÁVORA, Viviane Veiga. Decifre e fortaleça seu filho: tudo que você precisa saber para entender o seu filho e prepará-lo para o sucesso. o Paulo: Editora Gente, 2021.

ZABALZA, Miguel A. Os Dez Aspectos-chaves de uma Educação Infantil de Qualidade. In: ZABALZA, Miguel A. (Org.). Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Publicado
2023-05-16