“AGORA A GENTE VAI SER IGUALZINHO A NOSSA MÃE, QUE FICA SÓ ARRUMANDO AS COISAS”: A ESCUTA DE CRIANÇAS NAS EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Résumé

Um dos grandes desafios no contexto da Educação Infantil tem sido encarar a criança como um sujeito de direitos, principal na sua própria trajetória, usando todo o seu corpo, imaginação, criatividade e emoção. Nesse sentido, o objetivo da investigação buscou analisar as vivências das crianças de uma instituição de Educação Infantil sobre seus direitos de ser/fazer/ter vez e voz a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano educativo. Para isso, buscou-se apoio na legislação por meio dos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC) e contribuições de autores que discutem o objeto investigado. Por meio da abordagem qualitativa, a técnica de pesquisa se deu na escuta de crianças em laboratórios no cotidiano educativo. Os resultados apontaram espontaneidade das crianças com seus pares nas experiências organizadas para elas, contudo, houve ações passivas na espera de comandos de como e o que fazer no espaço e com os materiais.

Bibliographies de l'auteur

Edilma Bandeira de Araújo Nogueira , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra em Formação Docente em Práticas Educativas pelo PPGFOPRED da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED/UFMA).  

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador Institucional do PARFOR e do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência (GEPEID). 

Références

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Publiée
2023-05-16