AS PARTICIPAÇÕES E AS EXPRESSÕES DAS CULTURAS INFANTIS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: “EU SÓ QUERO BRINCAR!”

Résumé

As crianças com a faixa etária de até 06 (seis) anos de idade fazem parte dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo, compreender como a criança pensa e concebe a sua formação educacional no contexto do 1º Ano do Ensino Fundamental, considerando a sua cultura infantil, a partir de ser e estar criança na Educação Básica. Para garantir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa com crianças, de cunho qualitativa, exploratória e de campo. As análises dos dados revelaram que as crianças da instituição investigada são agentes sociais, que participam e interagem com os seus pares, produzindo culturas infantis. Conclui-se a importância da instituição educativa, oportunizar momentos para que as crianças continuem participando e expressando as suas vozes para a melhoria das ações educacionais as quais fazem parte.

Biographie de l'auteur

Ione da Silva Guterres, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência – GEPEID-UFMA. Docente da Rede Pública Municipal de São Luís-MA.

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Publiée
2023-05-16