DESENHANDO E CONTANDO MINHAS HISTÓRIAS DE CRIANÇAS: UMA TURMA DE INFANTIL II NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL SARAIVA FILHO

Résumé

O presente artigo tem como objetivo geral apontar os desenhos das crianças pequenas como ferramenta para a realização de textos autorais. E como objetivos específicos: analisar junto às crianças da pré-escola, suas leituras e escritas desenvolvidas no espaço escolar, identificar crianças escritoras e leitoras da pré-escola da rede pública municipal de ensino de São Luís do Maranhão e apreciar os desenhos das crianças pequenas, como forma de contar suas próprias histórias. A pesquisa tem abordagem qualitativa, exploratória e de campo realizada com crianças. Verificamos que as crianças que gostam de desenhar conseguem, ao visualizar os desenhos, realizar a interpretação dos mesmos. Concluímos que o desenho está inserido no contexto educacional e que devemos utilizar procedimentos e métodos pedagógicos específicos, reais, apropriados à nossa necessidade. A responsabilidade do educador é trazer algo significativo, motivador e envolvente, adequado à cada faixa etária e por outro lado, que seja adaptável às necessidades do educando.

Biographie de l'auteur

Dejane Figueiredo Barros , Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão. Docente da rede estadual de ensino de São Luís do Maranhão.  

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Publiée
2023-05-16