A CURRICULARIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS DA UFPE, CAMPUS CAA, E AS DIRETRIZES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Résumé
Os currículos dos cursos são pensados para oferecer uma melhor e mais completa formação para os(as) discentes com a proposta de que tenham conhecimentos que lhes deem melhores condições de atuar em suas respectivas áreas profissionais. Assim, a reflexão aqui proposta consiste em analisar como os cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pernambuco, Campus CAA, contemplam as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos em seus currículos. A metodologia partirá do método dialético, com abordagem qualitativa, sendo o tipo de pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, com coleta de dados documental e análise de conteúdo para que se perceba como, e se, ocorrem discussões sobre educação em direitos humanos ao longo de suas formações, como preconiza a respectiva resolução. Entende-se que embora alguns currículos contemplem tais discussões, estas ainda são incipientes.
Références
BRASIL. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: DF, 2012.
CARVALHO, JOSÉ SÉRGIO; SESTI, Adriana Pereira; ANDRADE, Julia Pinheiro; SANTOS, Luciano da Silva; TIBÉRIO, Wellington. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, v. 30, n.3, p. 2004.
DIAS, Adelaide Alves. Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo. In.: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; et al. Educação em Direitos Humanos: Fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Cap. 23, p. 441-456.
FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cadernos CEDES, v. 30, n. 81, p. 233-249, maio 2010.
GADOTTI, Moacir. Trabalho e Educação numa Perspectiva Emancipatória. II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Democratização, Emancipação e Sustentabilidade. Florianópolis, maio/junho de 2012.
MELO, Maria Julia Carvalho de; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de; LEITE, Carlinda. Currículos de formação de professores: o poder de agência em questão. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022.
MENDONÇA, Roberta Rayza Silva de; CARDOSO, Fernando da Silva . A noção de sujeito e de diversidade humana na ontologia contemporânea dos direitos humanos: diálogos entre Emmanuel Levinas e Judith Butler. Rios Eletrônica (FASETE), v. 2018, p. 11-29, 2018.
SADER, Emir. Contexto histórico e educação em direitos humanos no Brasil: da ditadura à atualidade. In.: SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; et al. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2007. Cap. 03, p. 75-84.
SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação (Porto Alegre), v. 36, n. 1, p. 50-58, jan./abr. 2013.
SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SIMÕES, Helena Cristina Guimaraes Queiroz; CARDOSO, Fernando da Silva; SILVA, Aída Maria Monteiro. Educação em direitos humanos, formação de sujeitos de direito e dignidade humana: fundamentos teóricos, epistêmicos e políticos. Momento - Diálogos Em Educação, vol. 31, n. 01, p. 116–134, 2022.
TAVARES, Celma. Perspectivas da educação em direitos Humanos na realidade latino-americana e brasileira. Revista Jurídica, n.15, p. 23-33, 2012.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Político Pedagógico Física – Licenciatura. Caruaru, PE, 2011.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Político Pedagógico do Curso de Matemática – Licenciatura. Caruaru, PE, 2012.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Político Pedagógico do Curso de Química – Licenciatura. Caruaru, PE, 2013.
UFPE. Universidade Federal de Pernambuco. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Caruaru, PE, 2010.
VARELA, Júlia. “O estatuto do Saber Pedagógico”, In.: Tomas Tadeu da Silva (org). O sujeito da Educação. Estudos Foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
VEIGA-NETO, Alfredo. A ordem das disciplinas. 1996. 334 f. Tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1996.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).