PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE TEORIA E PRÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EJA EM MIRACEMA DO TOCANTINS-TO
Résumé
O presente artigo traz uma reflexão acerca da oferta da educação de jovens e adultos (EJA) e sua efetivação no município de Miracema do Tocantins-TO. E tem por objetivos norteadores apresentar um mapeamento das escolas que ofertam a EJA, em seus segmentos de ensino fundamental e ensino médio, inclusive nas escolas situadas no campo, em âmbito municipal e estadual. Descrever a efetivação da EJA na escola campo Centro de Ensino Médio Santa Terezinha (CEMST), que oferta os dois segmentos de ensino, inclusive a oferta dessa modalidade no sistema prisional, aos sujeitos privados de liberdade. Essas informações são relevantes para compreendermos a efetivação das políticas públicas educacionais e relacioná-las com a realidade encontrada na unidade escolar que oferta essa modalidade de ensino. E também consistiu em contribuir na formação de professores, em específico, na perspectiva de reconhecimento e valorização das especificidades da educação de jovens e adultos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas Educacionais; Centro de Ensino Médio Santa Terezinha (CESMST).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).