FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:

Résumé

O presente texto relata a trajetória de um projeto de universidade pública do Rio de Janeiro voltado à formação continuada de professores/as em educação em direitos humanos. A experiência, desenvolvida como um projeto de extensão, se define a partir de dois aspectos estruturantes:  a articulação indissociável dos campos de extensão, pesquisa e ensino, e a estratégica formação de parceria entre a universidade, o poder público e a sociedade civil organizada, investindo e contribuindo para a adoção de políticas públicas na sua área de atuação.  No plano metodológico, se orientava por práticas que privilegiavam o saber docente e a construção participativa de alternativas às questões identificadas pelos/as professores/as como relevantes e desafiadoras. Por fim, o currículo de educação em direitos humanos é abordado como algo que se dá pela disputa de diferentes sentidos que são negociados no contexto da escola em uma articulação cuja plenitude não pode nem necessita ser alcançada.

Biographie de l'auteur

Aura Helena Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação, Professora Associada da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Membro do GCEDH – Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos. 

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Publiée
2023-06-16