FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS:
Résumé
O presente texto relata a trajetória de um projeto de universidade pública do Rio de Janeiro voltado à formação continuada de professores/as em educação em direitos humanos. A experiência, desenvolvida como um projeto de extensão, se define a partir de dois aspectos estruturantes: a articulação indissociável dos campos de extensão, pesquisa e ensino, e a estratégica formação de parceria entre a universidade, o poder público e a sociedade civil organizada, investindo e contribuindo para a adoção de políticas públicas na sua área de atuação. No plano metodológico, se orientava por práticas que privilegiavam o saber docente e a construção participativa de alternativas às questões identificadas pelos/as professores/as como relevantes e desafiadoras. Por fim, o currículo de educação em direitos humanos é abordado como algo que se dá pela disputa de diferentes sentidos que são negociados no contexto da escola em uma articulação cuja plenitude não pode nem necessita ser alcançada.
Références
CANDAU,Vera Maria. Escola e Violência. Rio de Janeiro: DP&A,1999
CANDAU,Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37, 2008.
CASTRO, Luciana M. A Avaliação da Extensão Universitária na UERJ: resultados e desafios. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – RECONHECER DIFERENÇAS, CONSTRUIR RESULTADOS, Anais. Brasília – DF. UNESCO, 2004
LACLAU, Ernesto, MOUFFE, Chantal. Hegemonia y estratégia socialista. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2004.
MAZZOTTI-ALVES,.A.J - O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1999
MOUFFE, Chantal. Por um modelo agonístico de democracia. Revista de Sociologia e Política. n. 25, p. 11-23, 2006.
RAMOS, Aura Helena. Escola, cidadania e paz. Revista Nuevamerica Buenos Aires, NOVAMERICA, v. 1, p. 24-31, 2005.
RAMOS, Aura Helena; BARREIROS, D. A ação docente como ação política: rediscutindo as questões curriculares a partir da prática pedagógica de educadores em direitos humanos. In: TURA, Maria de Lourdes Rangel; GARCIA, Maria Manuela Alves. (org.). Currículo, políticas e ação docente. 1.ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, v. 1, p. 7-293.
SANTOS, Sônia Regina Mendes Os Centros de Referência para a Formação Continuada de Professores: algumas alternativas em busca da autonomia. In: Anais da XXVIII Reunião Nacional da ANPED – Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Caxambu, MG, 2005
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo, Cortez,1985.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).