UM ESTUDO RETROSPECTIVO DO ADOECIMENTO DOCENTE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO
Résumé
Objetivou-se identificar as relações entre o perfil de adoecimento dos servidores ativos da carreira docente de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Centro-Oeste brasileiro. Realizou-se uma análise dos dados epidemiológicos e dos registros de afastamentos/licenças por motivo de saúde de servidores docentes no sexênio de 2014 a 2019. Consideraram-se, especificamente, as Classes docentes Adjunto e Associado, e notou-se que prevaleceram os adoecimentos da CID F (52%), relacionado aos transtornos mentais e comportamentais, e da CID M (17%), associado às doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo. Estas manifestações de adoecimentos podem estar relacionadas à grande demanda e cobrança de produtividade acadêmica no ambiente do trabalho, precarização na estrutura física, associado à ausência de programas de prevenção e promoção à saúde do servidor na área acadêmica. São necessárias ações preventivas para diminuição do adoecimento docente, visto que tais quadros de adoecimentos foram responsáveis pelo maior número de afastamentos dos servidores docentes das classes Adjunto e Associado no período pesquisado.
Références
BRASIL. Lei n. 7.596, de 10 de abril de 1987. Altera dispositivos do Decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, modificado pelo Decreto-lei nº 900, de 29 de setembro de 1969, e pelo Decreto-lei nº 2.299, de 21 de novembro de 1986, e dá outras providências. 1987a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7596.htm . Acesso em: 12 jul. 2022.
BRASIL. Decreto n. 94.664, de 23 de julho de 1987. Aprova o Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987. 1987b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d94664.htm . Acesso em: 12 jul. 2022.
BRASIL. Lei n. 12.863, de 24 de setembro de 2013. Altera a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12863.htm
Acesso em: 12 jul. 2022.
BRASIL. Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm Acesso em: 12 jul. 2022.
CABRAL, Lenz Alberto Alves; SOLER, Zaida Aurora Sperli Geraldes; WYSOCKI, Anneliese Domingues. Pluralidade do nexo causal em acidente de trabalho/doença ocupacional: estudo de base legal no Brasil. Rev. bras. saúde ocup., v. 43, e1, 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/2317-6369000021516 .
CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves; PIRES, Daniela de Oliveira. Arranjos de desenvolvimento da educação: da parceria público-privada à disputa pelo fundo público educacional. Dossiê Processos de Privatização da Educação em Países Latino-americanos. Educar em Revista, v. 36, e77538, 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.77538.
DALAGASPERINA, Patrícia; MONTEIRO, Janine Kieling. Estresse e docência: Um estudo no ensino superior privado. Revista Subjetividades, v. 16, n. 1, p. 37-51, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.37-51 .
FAVATTO, Naline Cristina; BOTH, Jorge. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 2, p. 127-134, 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.004.
FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-588477 . Acesso em: 12 jul. 2021.
FORATTINI, Cristina Damm; LUCENA, Carlos Alberto. Adoecimento e sofrimento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista, v. 1, n. 2, p.32-47, 2015. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/201 . Acesso em: 12 jul. 2022.
GUEDES, Terezinha Aparecida et al. Estatística descritiva. Projeto de ensino aprender fazendo estatística, Maringá: UEM, 2005, p. 1-49.
JACQUES, Maria da Graça. O nexo causal em saúde/doença mental no trabalho: uma demanda para a psicologia. Psicologia & sociedade, v. 19, ed. esp. 1, p. 112-119, 2007. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000400015.
KILIMNIK, Zélia Miranda et al. O significado do trabalho: um estudo com professores de administração em uma universidade. Revista Lugares de Educação, v. 5, n. 11, p. 3–27, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/17910 . Acesso em: 12 jul. 2022.
LEÃO, Luís Henrique da Costa. Psicologia do Trabalho: aspectos históricos, abordagens e desafios atuais. ECOS-Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 2, n. 2, p. 291-305, 2012. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/viewFile/1008/722 Acesso em: 12 jul. 2022.
LIMA, Tatiane; CUNHA, Mauro. A educação superior no Brasil contemporâneo (1995-2016): uma análise dos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Jornal de Políticas Educacionais. v. 14, n. 28, p. 1-19, 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71794 .
LUCCHESE, Roselma et al. Prevalência de transtorno mental comum na atenção primária. Acta Paulista de Enfermagem, v. 27, n. 3, p. 200-207, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/1982-0194201400035.
MARTINHAGO, Fernanda; CAPONI, Sandra. Controvérsias sobre o uso do DSM para diagnósticos de transtornos mentais. Physis, v. 29, n. 2, e 290213, 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312019290213.
MASARO, Rita Eliana; PAULA, Alessandro Vinicius. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 11, n. 2, p. 705–724, 2022. Doi: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729.
MAZARO, Rita Eliana. O desempenho docente no ensino superior: Uma análise dos fatores de qualidade. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2014. Doi: https://doi.org/10.11606/T.47.2014.tde-13102014-105453 .
MUROFUSE, Neide Tiemi; MARZIALE, Maria Helena Palucci. Doenças do sistema osteomuscular em trabalhadores de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, n. 3, p. 364-373, 2005. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000300011.
OLIVEIRA, Amanda da Silva Dias; SOUZA PEREIRA, Maristela; LIMA, Luana Mundim. Trabalho, produtivismo e adoecimento dos docentes nas universidades públicas brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 609-619, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111132 .
PATRUS, Roberto; DANTAS, Douglas Cabral; SHIGAKI, Helena Belintani. O produtivismo acadêmico e seus impactos na pós-graduação stricto sensu: uma ameaça à solidariedade entre pares? Cad. EBAPE.BR, v. 13, n. 1, p. 1-18, 2015. Doi: https://doi.org/10.1590/1679-39518866.
PAULA, Alessandro Vinicius. Qualidade de vida no trabalho de professores de instituições federais de ensino superior: um estudo em duas universidades brasileiras. Tese (Doutorado em Administração) Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG: 2015. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10473 . Acesso em: 27 nov. 2019.
PAULA, Alessandro Vinicius; BARROS, Amailson, Sandro. Apontamentos psicossociais da precarização do trabalho docente no ensino superior federal: algumas reflexões. In: MANSILLA, Débora Pedrotti; HARDOIM, Edna Lopes; MELLO, Irene Cristina (Orgs.). Ciências Sociais Aplicadas. 1a ed. Cuiabá: EdUFMT Digital, 2020, v. 03, p. 262-273. Disponível em: https://www.edufmt.com.br/product-page/ci%C3%AAncias-sociais-aplicadas . Acesso em: 12 jul. 2021.
PAULA, Alessandro Vinicius; BOAS, Ana Alice Vilas. Well-being and Quality of Working Life of University Professors in Brazil. In: BOAS, Ana Alice Vilas (org.). Quality of Life and Quality of Working Life. Rijeka: Intech, 2017. p. 187–210. Doi: http://dx.doi.org/10.5772/intechopen.70237 .
PEREIRA, Luciano Zille; BRAGA, Clarisse Daguer; MARQUES, Antônio Luiz. Estresse no trabalho: um desafio para os gestores das organizações brasileiras. Revista de Gestão, v. 21, n. 3, p. 401-413, 2014. Doi: https://doi.org/10.5700/rege537.
PERES, Úrsula Dias; SANTOS, Fábio Pereira. O orçamento do governo federal brasileiro entre 1995 e 2016. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 35, n. 103, 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/3510307/2020 .
RECKTENVALD, Marcelo; SOUZA, Irineu Manoel. Normatização das Atividades Docentes nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES): O caso da Universidade Federal da Fronteira Sul. XVI Colóquio de Gestión Universitaria - CIGU; Arequipa – Peru, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/172611/OK%20-%20101_00514%20-%20OK.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 jul. 2022.
RODRIGUES, Dirceu Francisco de Araújo. As controvérsias na investigação da relação nexo-causal de distúrbios osteomusculares e o trabalho realizado. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS: 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/4597?locale-attribute=es. Acesso em: 12 jul. 2022.
SATO, Leny; COUTINHO, Maria Chalfin; BERNARDO, Marcia Hespanhol. Psicologia social do trabalho. São Paulo: Editora Vozes Limitada, 2018.
WORLD HEALTH ORGANISATION (WHO). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Disponível em: https://www.who.int/standards/classifications/classification-of-diseases Acesso em: 23 mai. 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).